SEGURANÇA: GCM de Cotia inaugura a Central de Videomonitoramento



Engajado em melhorar a segurança pública de Cotia, a administração municipal inaugurou ontem, 27, um moderno sistema de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal que funcionará na Avenida Rotary, no Jardim Nomura. A inauguração da central contou com a presença de autoridades municipais, civis e militares, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais da região, além de convidados e a participação da Banda da Guarda Civil.

O espaço também abrigará o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e o Infoseg- rede que integra informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização.

A central de videomonitoramento (CECOM) será coordenada por guardas civis que farão contato imediato com as viaturas da Guarda e Polícia Militar caso seja constatado algo errado nas imagens. O objetivo é empreender um trabalho conjunto entre a Guarda Municipal, polícias Militar e Civil, e demais entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) implantado em Cotia pela atual administração.

O investimento da central é todo municipal e o sistema de captação de imagens é feito por meio de uma parceria com o Shopping Granja Viana que doou as câmeras. A sala conta com quatro TV’s de 42 polegadas e 06 computadores conectados 24 horas. Todas as imagens registradas pelas câmeras ficarão arquivadas no banco de dados da central. Além disso, o novo Cecom também fará o vídeomonitoramento de ruas e locais públicos.


Outras duas salas fazem parte da nova casa: uma sala mista, criada para receber reuniões com a Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil e a sala de reuniões do GGIM. As duas têm acesso ao monitoramento por meio de monitores de LCD.


Nove câmeras da marca Pelco, com zoom de 35x e uma visão de 360º, já estão instaladas em pontos estratégicos da cidade. São quatro câmeras em Caucaia (Praça dos Romeiros e ruas do comércio), quatro em Cotia (Praça Joaquim Nunes, Sacolão, Praça José Barreto e Cecom), e uma na Granja Viana (Praça Niso Viana). Essa por enquanto, o sinal ainda vem pela internet.

O Capitão da PM de Cotia, Ricardo Secomandi, destacou a parceria das polícias e frisou que o objetivo é proporcionar mais segurança aos cotianos e criar condições para que a Guarda cumpra bem o papel de resguardar o patrimônio público de Cotia. Já o delegado de Polícia de Cotia, Dr. Antonio José Correia de Sampaio, parabenizou a iniciativa da administração, ressaltou a parceria das polícias e principalmente, o sistema de videomonitoramento que vai auxiliar na segurança da população.

Para o secretário de Segurança Pública, Cilso Vieira, o projeto é nada mais do que a tecnologia no auxílio à proteção do patrimônio público e na segurança da comunidade. Este é o propósito da atual gestão que tem buscado soluções para minimizar a distância entre a ação e a reação. A implantação do sistema é um sonho da Guarda Civil Municipal que hoje se transforma em realidade.

Também focou a parceria das polícias, o GGIM, Infoseg, lembrou da importância do porte da obra para toda a população.

O representante do Poder Legislativo destacou que a administração municipal está marcando a história com obras importantes. Falou sobre a central de videomonitoramento, como um dos projetos mais importantes para a segurança da cidade.

Ao falar aos presentes no evento, o chefe do Executivo afirmou que está comprovado que o sistema de videomonitoramento reduz os índices de criminalidade. “Filmar a cidade o tempo todo oferece mais segurança aos moradores e ao patrimônio público, permitindo reconhecer e punir os infratores”, ressaltando também que o Poder Executivo sempre esteve à disposição para parcerias entre a Prefeitura e Estado em prol da segurança em Cotia.

                                
“A segurança pública é uma responsabilidade do governo estadual, mas isso não impede que a administração invista em melhorias e parcerias entre polícias Civil e Militar, Bombeiros e Guarda Municipal. A segurança e tranquilidade das famílias, dos comerciantes de Cotia, será sempre uma prioridade da administração”, reforçou o Prefeito Carlão Camargo, que parabenizou à todos pelo empenho na obra.

Serviço:
Cecom - Central de Comunicação da Guarda Civil
Av. Rotary, nº 144 - Jardim Nomura
Telefones: 4616-2835 - 4243-9729 e/ou 153
Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Reportagens on 22:53:00. Filed under . .

0 comentários for "SEGURANÇA: GCM de Cotia inaugura a Central de Videomonitoramento"

Comente: