Santana de Parnaíba promove grande evento do “Outubro Rosa” para conscientização da população


O último sábado 11/10, foi marcado por um lindo dia de sol e pelo grande evento realizado pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Santana de Parnaíba, que serviu para lembrar a toda a população que Outubro é o mês em que o mundo volta os olhares para o problema do Câncer de Mama.
O dia começou com uma caminhada pelo centro da cidade que serviu para chamar atenção de todos que circulavam pela região. O ponto de chegada foi a praça do centro histórico, 14 de novembro. Logo após, os participantes puderam se divertir com a aula de zumba promovida pelo grupo Shekinah. Em seguida todos acompanharam relatos e um desfile de mulheres que venceram na luta contra essa doença. Também houve o sorteio de diversos brindes. O Prefeito Elvis Cezar participou efetivamente de todo o evento e lembrou a importância de se procurar ajuda médica sempre: “Esse evento que preparamos hoje, além de ter o intuito de lembrar sobre o quanto é importante se diagnosticar precocemente a doença, foi também para dizer que estamos preparados para atender a nossa população, não somente esse mês, mas durante todo o ano, procure nossa rede de saúde”, finalizou.

Outubro Rosa é um movimento internacionalmente conhecido, o nome se dá em referência ao mês e a cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. O objetivo dessa ação é de chamar a atenção da população, empresas e entidades para o diagnóstico precoce dessa doença que anualmente tira a vida de muitas mulheres. Só no Brasil 12 mil mulheres morrem por ano vítimas do câncer. Mas é importante saber que ela não acomete só a população feminina. O câncer de mama pode se manifestar de diversas formas, conhecer seus principais tipos ajuda a compreender melhor a doença. O diagnóstico positivo não é fácil de ser encarado, mas é importante estar bem informado para conversar com um médico oncologista sobre os tratamentos mais apropriados para cada caso, aquele que terá a maior chance de cura no menor tempo possível, daí a necessidade de se descobrir a doença no início.

A moradora Márcia Maria Creolandes falou sobre o exame: “Eu perdi minha avó e minha mãe para essa terrível doença, todos os anos eu realizo a minha mamografia rigorosamente. Muitas mulheres deixam de fazer por vergonha ou medo, eu aconselho a todos que conheço que não deixem de fazer o exame e de procurar ajuda médica sempre”, declarou a munícipe.

A mamografia é o exame mais eficaz para diagnosticar o câncer, e deve ser realizado uma vez por ano em mulheres de 40 anos ou mais, pois é a partir dessa idade que o risco dessa doença começa aumentar significativamente. Quando descoberto no início a chances de cura chegam a 95% dos casos.

Reportagens on 23:27:00. Filed under . .

0 comentários for "Santana de Parnaíba promove grande evento do “Outubro Rosa” para conscientização da população "

Comente: