Cioeste aprova Casa Abrigo e passe livre aos alunos da região

Consórcio dos municípios define critérios para concessão de passagem gratuita aos estudantes da rede municipal das oito cidades

Secretário Simões representando Cotia e Sônia Rainho, 
coordenadora do Fórum das Mulheres
O Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) aprovou na última pauta de debates de 2014, em reunião realizada em Barueri na quinta-feira, 18 de dezembro, o projeto para instalar em Pirapora do Bom Jesus uma Casa Abrigo para mulheres e a concessão de passe livre na rede de transportes para alunos das oito cidades associadas. O Cioeste é composto, em ordem alfabética, pelos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. O presidente do consórcio, o prefeito carapicuibano Sérgio Ribeiro, explicou que o transporte gratuito para estudantes já foi definido, restando apenas alinhar questões técnicas. Segundo Sérgio, a gratuidade atende um dos tantos pedidos manifestados por jovens participantes dos protestos de rua que mobilizaram São Paulo em 2013. “Antes mesmo de discutir eventuais reajustes, foi definida a necessidade de criar ou incentivar uma gratuidade para os estudantes da região oeste”, explicou.

Mulheres
Os prefeitos e representantes das cidades também conversaram na quinta, 18, com as integrantes do Fórum das Mulheres da Região Grande Oeste. Na oportunidade, eles apresentaram o projeto para a criação de uma Casa Abrigo.
Pirapora do Bom Jesus foi escolhida por já possuir um imóvel apto para receber uma Casa Abrigo, além de ter localização estratégica que agrega discrição e distanciamento dos grandes centros urbanos. O Cioeste indicou que, após a análise de custos e funcionamento, um segundo equipamento pode ser trazido para outra localidade da região. O consórcio também estabeleceu a criação de um Grupo de Trabalhos (GT) destinado ao tema “gênero e diversidades”, constituindo assim novas ações voltadas às questões de interesse das mulheres. “Estávamos sozinhas e agora os prefeitos somam suas vozes ao nosso trabalho. A Casa Abrigo será a primeira de muitas conquistas que teremos por meio deste exercício democrático praticado pelo Cioeste”, declarou Sônia Rainho, coordenadora do Fórum das Mulheres da região.

Reportagens on 21:26:00. Filed under , . .

0 comentários for "Cioeste aprova Casa Abrigo e passe livre aos alunos da região"

Comente: