Junho Vermelho: Barueri inicia campanha de doação de sangue




Salvar vidas: são duas e simples palavras que resumem a iniciativa da cidade de Barueri com a campanha Junho Vermelho, que visa conscientizar a população para a doação de sangue. Além do posto de coleta situado no Hospital Municipal Doutor Francisco Moran (HMB), que funciona por meio da Fundação Pró-Sangue, a Prefeitura de Barueri programou mutirões de coleta que acontecerão nos dias 12, 23 e 24 deste mês. De acordo com a Lei Municipal 2.499/2017, o movimento passa a integrar o calendário oficial do município anualmente e desperta a importância da mobilização de maior escala. “A conscientização da população brasileira é de vital importância a essa ação que é tão simples pode salvar milhões de vidas”, cita o texto do projeto de lei, de autoria do vereador do município Wilson Zuffa.

Programação especial
No dia 12 de junho, das 8 às 16 horas, haverá coleta de sangue na quadra poliesportiva da Secretariada Mulher, que fica na avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 756, Vila Porto. Já nos dias  23 e 24 de junho, a Secretaria de Saúde promove o Dia de Doar, com estrutura especial montada para a coleta das bolsas de sangue, no Centro de Eventos (av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto).

Doe sempre
De acordo com a coordenadoria do Banco de Sangue de Barueri, localizado no HMB, a apesar das ações pontuais, vale ressaltar a importância das doações serem constantes. “As campanhas são essenciais, as pessoas se mobilizam e doam, porém, o ato de doar acaba sendo esquecido e lembrado apenas quando a pessoa se depara com um parente internado. Desta forma, é importante lembrar que a doação tem que acontecer não só em épocas pontuais, mas sim de forma perene”, disse o médico hemoterapeuta Francisco Augusto Porto.

Para ser doador de sangue é simples
Se você tem entre 16 e 69 anos de idade, pesa no mínimo 50 quilos e tem boas condições de saúde já está a um passo de ser um doador de sangue. No dia que for doar é importante também que esteja alimentado (evite alimentação gordurosa 4 horas antes da doação) e descansado (ter dormido pelo menos 4 horas antes da coleta). Para doar é obrigatória a apresentação do documento de identificação original com foto emitido por órgão oficial. Mais informações, ligue para o Banco de Sangue do HMB: 2575-3375. Já a Secretaria de Saúde atende no 4199-3100.

Reportagens on 11:41:00. Filed under . .

0 comentários for "Junho Vermelho: Barueri inicia campanha de doação de sangue "

Comente: