12/11/2023 às 13h56 - atualizada em 12/11/2023 às 17h37
Redação
COTIA / SP
A segurança em condomínios é o item que aparece em primeiro lugar para quem escolhe viver nesse tipo de moradia. Assim, tornar o dia a dia mais seguro vai depender de atitudes corretas de cada pessoa que vive ou frequenta o ambiente. Mas o último assalto ocorrido no Condomínio São Paulo II mostrou sua já fragilizada administração, segundo informações além de falhas na segurança existe muita polêmica envolvendo a administração deste condomínio que já foi um dos mais seguros da região, agora essa ocorrência foi destque na mídia nacional.
Consultor em Segurança Pública, Ricardo Lopes, destaca que os projetos dos empreendimentos precisam se modernizar e acompanhar a dinâmica do crime.
“Não existe uma segurança 100%, mas é preciso acompanhar a evolução tecnológica dos criminosos. Sou defensor do uso da tecnologia na segurança em conjunto com o adequado gerenciamento dos recursos humanos, mediante o uso de aplicativos modernos, capazes de monitorar uma grande área e ainda reforçar a vigilância em regiões vulneráveis com rapidez. É possível, usando-se o QR Code, por exemplo, aumentar a efetividade dos recursos humanos, colocando um segurança em vários locais em um curto espaço de tempo”, acrescenta Lopes.
O especialista em Segurança Pública, Alberto Santos, também reforça que os condomínios precisam avaliar frequentemente o projeto de segurança implantado e questionar se vale a pena reduzir custos nessa área.
Suspeito morava também dentro do Condomínio SP 2
O suspeito Eduardo Seganfredo Vasconcelos (19) foi preso em flagrante e seria um dos mentores do roubo. De acordo com fontes ligadas à investigação, Eduardo morava há um mês com a mãe e o padrasto no mesmo condomínio que a influencer. Ele teria se aproveitado das facilidades para entrar no condomínio e da falta de energia elétrica para concretizar o roubo.
Detalhes do Crime
Os bandidos aproveitaram a falta de energia elétrica e invadiram a casa. Eles abordaram os pais de Bruna, os amarrando na cama, e exigiram que o casal abrisse o cofre da residência, ameaçando jogar óleo quente no rosto da mãe de Bruna, caso o pedido não fosse atendido. Os criminosos roubaram algumas bolsas de grife internacional, relógios, aliança do casal, além de joias de uma das filhas e da neta recém-nascida das vítimas, que é filha de Neymar.
Os três ficaram o tempo todo na casa com os rostos cobertos por capuz
Após o roubo, os três deixaram a residência a pé. O casal conseguiu se soltar e fez contato com a portaria e a segurança do condomínio. Com o circuito de monitoramento funcionando através de um gerador, os seguranças suspeitaram da atitude de um morador, que possivelmente estava envolvido no crime.
Esse morador passou pela cancela abordo de um veículo Ford Fusion em companhia de outros dois indivíduos. A Guarda Civil foi acionada e foi até a residência do suspeito, que mora ao lado da casa de Bruna, e foram recepcionados pelo seu padrasto, que informou que Eduardo, sem enteado, tinha acabado de sair. A GCM foi no encalço e conseguiu alcançar o veículo de Eduardo, que foi conduzido até a delegacia. Os dois comparsas não estavam mais no carro no momento da abordagem. Na delegacia, Eduardo assumiu a participação no crime. Ele disse ter se favorecido do cadastro de biometria concedido a moradores bem como o veículo de seu padrasto para adentrar no condomínio SP II, “facilitando assim o ingresso de seus comparsas de vulgo Urso e Europa”
FONTE: Cotia e Cia/ CNN e Terra
0 comentários
Há 4 dias
Comfortflex convida a viver um verão mais leve com nova coleção Primavera/VerãoHá 4 dias
Ramarim apresenta coleção Primavera/Verão inspirada na energia dos cenários tropicaisHá 1 semana
Centralização e falta de transparência mergulham Câmara de Itapevi em crise institucionalHá 1 semana
Prefeitura Premia cinco escolas que se destacaram em índice nacional de educaçãoHá 1 semana
Prefeitura de Cotia atua para atender bairros afetados pela greve de coletores