Sexta, 15 de novembro de 2019
11998400996
Cidades

26/10/2019 às 22h37 - atualizada em 02/11/2019 às 00h29

Redação

COTIA / SP

Dayana Franco participa da campanha de prevenção ao cancêr de mama realizado pela ETEc de Rio Grande da Serra
Dayana Franco disse que: “A prevenção é peça fundamental para que esses casos diminuam e para que mortes não ocorram, nos preocupa a saúde dos moradores de Rio Grande da Serra.
Dayana Franco participa da campanha de prevenção ao cancêr de mama realizado pela ETEc de Rio Grande da Serra
Dayana Franco

Outubro é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir o câncer de mama. Sempre alinhado com questões que movem a sociedade, a Etec Rio Grande da Serra, promoveu no último dia 24 um talk show, levando a mensagem do cuidado com a saúde da mulher.


Sob a coordenação da Profa. Lilian Dias o evento, que contou com a presença de 233 alunos, foi marcado pela interação ensino-sociedade, onde estiveram voluntariamente presentes Dayana Franco (Professora de Saúde Pública), Dra. Raquel Augusta (Médica Generalista), ambas moradoras de Rio Grande da Serra e Dr. Cleber (Medico Generalista) do município vizinho (Ribeirão Pires), além de Fernanda Leite, também moradora de Rio Grande da Serra que teve a experiência da superação do tratamento do câncer de mama. De acordo com as informações do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Anualmente são registrados cerca de 60 mil casos no Brasil. 


Dayana Franco disse que: “A prevenção é peça fundamental para que esses casos diminuam e para que mortes não ocorram. Nos preocupa a saúde dos moradores de Rio Grande da Serra e acreditamos que ações como estas servem de alerta. É uma corrente do bem” Reforçando a necessidade de que a prevenção chegue às mulheres do município, “Elas têm limitado acesso ao serviço de saúde. É uma realidade que tem que mudar rapidamente para diminuir o número de mortes gerado pela doença”, salienta Dayana Franco.


É importante destacar o empenho da turma pra concretização desse evento imerso na campanha de alerta sobre o câncer de mama. Desde a proposta, a pesquisa com embasamento biomédico e busca por parceiros - que por sua vez se solidarizaram doando gentilmente produtos e serviços. “Houve demasiado esforço pra aquisição dos materiais empregados na ambientação e confecção dos presentes para os participantes, considerando os poucos recursos que dispúnhamos. Contudo, após intensas lições sobre saúde, amor próprio e empatia, foi emocionante ver nossos colegas quebrando tabus praticando o autoexame de acordo com as orientações dos doutores palestrantes! Foi uma noite incrível, com altas emoções, superação e gratidão por tanto conhecimento compartilhado!”, avaliaram os estudantes do 1 módulo do curso de administração de empresas.


Além dos professores e alunos da ETEC, e da equipe de profissionais de saúde o evento contou com diversos patrocinadores, entre eles: Girls Style, Ateliê Ivaldo Silva, Rose Bijux Acessórios, Salão Belos Fios, Salão Elaine e Anita, Kenia manicure e pedicure, Espaço Beleza Camila manicure e pedicure e Pastelaria do Biju. Para Biju Sarcozi “foi um imenso prazer ajudar os alunos da Etec de Rio grande com este belíssimo evento. Agradeço meus amigos palestrantes: Dayana Franco, Raquel Augusta e o Dr Cleber  e  parabenizo a organização e o empenho de todos os envolvidos. Que venham muito mais eventos como este!!!”


“São iniciativas como essa, que envolvem ativamente diversos atores as me mais impactam nas conscientização, mudanças de hábitos e qualidade de vida”, finaliza Dayana Franco.


 

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados