Quinta, 12 de setembro de 2024
1199840-0966
Cotia

26/04/2024 às 00h10 - atualizada em 26/04/2024 às 22h30

Redação

COTIA / SP

Plano Diretor quer acabar com parques de Cotia
Segundo Dr. Castor projeto do prefeito Rogério Franco acaba com as áreas verdes na cidade.
Plano Diretor quer acabar com parques de Cotia
Dr. Castor faz alerta sobre esse projeto

O clima é de tensão na Câmara Municipal de Cotia, após o Projeto de Lei 08/24 de 05/04/2024, enviado pelo Prefeito Rogério Franco que propõe na Zona de Proteção Ambiental (ZPA) que inclui os parques urbanos , Parque Chico Anízio, Parque Tereza Maia, Parque das Nascentes, Parque Jatobá e Parque Curupira.


A proposta do Poder Executivo, que visa alterar o Plano Diretor Municipal, pegou a população de surpresa. Moradores e ambientalistas temem que a medida abra caminho para a destruição da vegetação nativa e espécies da fauna local, impactando negativamente o já precário equilíbrio ambiental da região.  


Nota-se que, referida proposta tem por objetivo construção de mais edificações, na nossa cidade. Como exemplo na região central que já se encontra afetada pelo crescimento de condomínios vizinhos, que é o caso do Parque *Chico Anísio*, na região central do Município. 


Referido parque faz fundo com a Av. Brasil. Os condomínios que se iniciam na Mathias de Camargo desce a Av. Chile inteira. Onde tinha nascentes e minas de água que já está praticamente inexistente, o parque está abandonado. 


É flagrante, que esse projeto vai na contra mão dos anseios da população, sem estudo social e de preservação ambiental.


Como sabem, Cotia é uma das cidades da Grande São Paulo integrante do Cinturão Verde da Reserva da Biosfera, instituída pela UNESCO para abrigar áreas de relevante valor ambiental para a humanidade (Fonte: Instituto Florestal).   


No entanto, o que se vê em Cotia é o desmatamento desenfreado em detrimento ao crescimento desordenado de inúmeros condomínios construídos nos últimos anos, gerando um aumento populacional desproporcional, sem, contudo, apresentar serviço público de qualidade à sua população. 


Assim colocando esses parques urbanos em risco.


Assim indagamos a quem interessa essa situação?

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados