03/05/2024 às 13h49
Renata Job
Cotia / SP
Outro dia me deparei com a seguinte frase: “Bendito seja o incomodo que te faz querer sair de um lugar que não te cabe mais”, pois bem, fiquei refletindo a respeito... quem nunca se sentiu assim?
Às vezes, a sensação de incômodo é como um alerta do nosso próprio eu, nos indicando que estamos em lugares, situações ou até mesmo relacionamentos que não condizem mais com nossos valores e desejos. Essa sensação, muitas vezes desconfortável, serve como um alarme interno, indicando que algo não está certo para nosso estado emocional ou crescimento pessoal.
Essa sensação de desconforto pode ser sutil no início, mas vai se tornando intensa e persistente até que não possamos mais ignorá-la. É como se o corpo e mente estivessem em sintonia, pedindo por uma mudança. Podemos começar a sentir uma série de emoções negativas, que pode incluir ansiedade, frustração, tristeza ou uma sensação geral de descontentamento.
Essas emoções são sintomas claros de que estamos fora de nossa zona de conforto, mas de uma maneira que não é saudável ao nosso desenvolvimento. É um convite para a reflexão e ação. Mostra que possivelmente, é tempo de mudar, de sair do que é familiar e explorar novos horizontes que estejam em maior harmonia com nossas aspirações e essências. É um processo contínuo e dinâmico de alinhar a vida externa com o que sentimos e somos internamente.
Decidir sair desses ambientes requer coragem e autoconsciência. Primeiramente, é preciso reconhecer o desconforto e aceitar que ele existe por uma razão válida. Este é um caminho de autoconhecimento, onde é crucial entender as próprias necessidades e limites. A partir disso, podemos tomar decisões mais alinhadas com quem somos e quem queremos ser.
Sair de onde não nos cabe mais, não é apenas uma mudança física, é uma libertação emocional. É escolher priorizar o próprio bem-estar e felicidade. Embora mudanças possam ser assustadoras e muitas vezes desafiadoras, elas são necessárias para o crescimento pessoal e para a expansão de nossa identidade e capacidades.
Muitas vezes, o processo não é fácil, pois significa abrir mão daquilo que já conhecemos para enfrentar algo novo, desconhecido e desafiador. Mas é preciso confiar nesse sentimento, pois ele nos guia na direção certa, rumo a novos caminhos e possibilidades.
Quando finalmente tomamos a decisão de nos afastar daquilo que nos incomoda, sentimos um alívio profundo e uma sensação de liberdade. A vida é feita de ciclos e é natural seguirmos em frente, deixando para trás o que não nos serve mais.
Não tema ouvir a voz do próprio coração. Sair de lugares que não nos cabe é um ato de coragem e autoconhecimento, que nos colocará no caminho da felicidade e do bem-estar. Permita-se viver em harmonia com o seu verdadeiro eu e com aquilo que te faz bem.
2 comentários
Adriana
· Cotia/SP Texto muito propício ao momento que estou vivendo. Em 06/05/2024 ás 08h58Moacir
· Vargem Grande Paulista Um excelente textos para refletirmos sobre os dias atuais. Em 04/05/2024 ás 08h36Variedades - Bem Estar - Renata Job
Blog/coluna Renata Job - escritora/cronista - graduada em Direito , especialista em gestão de pessoas e coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social do município de Cotia.Há 4 dias
Creatina: veja a lista de marcas reprovadas por impureza acima do permitidoHá 4 dias
É Oficial: Fabi Frota e Açaí 46 Zero Chegam com Tudo com Novo Lançamento em São PauloHá 5 dias
Jandira comemora 61 anos com o show da dupla João Bosco & ViníciusHá 6 dias
Diretoria de Ensino de Carapicuíba dá Show na Abertura Oficial dos Jogos Escolares do Estado de São PauloHá 1 semana
Feira da sustentabilidade reúne orgânicos e uma rica programação cultural em Santana de Parnaíba