27/05/2024 às 13h14 - atualizada em 27/05/2024 às 13h25
Redação
COTIA / SP
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) promoveu uma palestra com Ricardo Navarro Soares Cabral, promotor da 9ª Promotoria de Justiça de Barueri. O evento aconteceu de forma híbrida, na sede da Sads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), na manhã de segunda-feira, dia 20, e foi dirigido a profissionais da rede, adultos e responsáveis das famílias. O presidente do Conselho, Adailton Carlos Procópio Miranda, fez a abertura do evento ressaltando a importância de abordar o tema como forma de prevenção.
É possível prevenir
Ricardo Navarro, que atua na área de crianças e adolescentes, explicou detalhadamente os tipos de violência, com foco na sexual. Ele destacou que no município de Barueri há suporte para esses casos. A cidade possui um fluxo estabelecido que normatiza o atendimento desde o momento da denúncia até o acompanhamento de casos ocorridos. Em relação à violência sexual cometida por meio eletrônico, ele frisou as que acontecem através de celulares e jogos on-line. O promotor forneceu dicas importantes sobre a questão da violência sexual, cujo agressor pode estar, muitas vezes, dentro da família da própria vítima. “Devemos ficar atentos aos ‘presentinhos’ que a criança recebe, aos sinais que ela dá de mudança de comportamento e também ao uso que ela faz do celular”, disse.
O convidado falou ainda sobre o trâmite do Ministério Público para tratar esses casos, sobre a importância das denúncias e o olhar atento dos profissionais da rede.
0 comentários
Há 11 horas
Barueri se mobiliza para enfrentar onda de frio intensa e pede apoio da populaçãoHá 11 horas
Barueri lidera geração de empregos formais na região e se consolida como polo de desenvolvimento econômicoHá 11 horas
Arraial Rio Branco 2025 celebra a diversidade cultural com festa junina nos dias 14 e 15 de junhoHá 12 horas
Carreta da mamografia atende mais de 500 mulheres em 10 dias de açãoHá 12 horas
Itapevi promove ações de combate à violência contra idosos