Quarta, 24 de julho de 2024
Cotia

04/07/2024 às 18h46

Reinaldo Souza

Cotia / SP

Agentes de trânsito são essenciais para o gerenciamento do aumento da frota de veículos
A cidade de Cotia vem na contramão do crescimento da frota municipal segundo o manual de municipalização de trânsito
Agentes de trânsito são essenciais para o gerenciamento do aumento da frota de veículos

Agentes de trânsito são essenciais para o gerenciamento do aumento da frota de veículos


Em meio ao crescimento constante da frota de veículos em todo o país, a categoria de agentes de trânsito tem sido deixada de lado pelos gestores, resultando em um trânsito caótico e desorganizado. Dados do Ministério da Infraestrutura e da cidade de Cotia revelam a importância crucial desses profissionais para garantir a segurança e a fluidez do tráfego.


Segundo o manual de municipalização de trânsito, para cada 1.000 a 2.000 veículos em circulação, é recomendado ter um agente de trânsito atuando nas vias para equalizar e gerenciar de forma ordeira o fluxo dos veículos. No entanto, essa recomendação tem sido sistematicamente ignorada, levando a um déficit alarmante de agentes em diversas cidades.


Na cidade de Cotia, por exemplo, o aumento desenfreado da frota de veículos contrasta com a escassez de agentes de trânsito disponíveis para atuar nas ruas. Essa falta de efetivo resulta em congestionamentos constantes, sinistros de trânsito frequentes e um aumento significativo no tempo de deslocamento dos cidadãos.


É necessário urgente que os gestores públicos reconheçam a importância vital dos agentes de trânsito e invistam na formação e contratação desses profissionais. Somente com um efetivo adequado de agentes é possível garantir um trânsito seguro, eficiente e organizado para todos os cidadãos.


Chegou o momento de priorizar a categoria de agentes de trânsito e garantir que eles possam desempenhar seu papel fundamental no gerenciamento do tráfego e na promoção da segurança nas vias. A população merece um trânsito melhor, e isso só será possível com o apoio e investimento adequado nesses profissionais essenciais.


Com a aprovação da verticalização em Cotia, os Impactos na Mobilidade Urbana vão exigir um Papel Vital dos Agentes de Trânsito nesse processo no presente momento e em um futuro próximo.


A cidade de Cotia vai passar por um processo de verticalização acelerado, com a construção de edifícios e empreendimentos verticais. Essa mudança na paisagem urbana gera impactos diretos na mobilidade da cidade e destaca a importância crucial dos agentes de trânsito para mitigar potenciais problemas a longo prazo.


Com a verticalização, o número de moradores e trabalhadores nas áreas centrais de Cotia vai aumentar significativamente. Isso resulta em um aumento na demanda por transporte público, maior concentração de veículos nas vias e desafios extras para a circulação eficiente de pedestres e ciclistas. Sem um planejamento adequado e intervenções eficazes, a mobilidade urbana pode ser seriamente comprometida.


Nesse contexto, os agentes de trânsito desempenham um papel fundamental na regulação do fluxo de veículos, na orientação dos pedestres e na garantia da segurança viária de todos os atores no espaço urbano. Com o aumento da complexidade do tráfego decorrente da verticalização, a presença desses profissionais se torna ainda mais crucial para prevenir congestionamentos, acidentes e garantir a fluidez do trânsito.


Além disso, os agentes de trânsito têm um papel essencial no planejamento e na implementação de medidas de mobilidade sustentável, promovendo o uso de transporte público, incentivando a caminhada e o uso de bicicletas, e contribuindo para a redução do impacto ambiental causado pelo aumento de veículos nas ruas.


Recentemente foi feito uma comparação do trânsito de Cotia com os municípios vizinhos de Osasco e Barueri que também vem em uma crescente evolução em suas frotas, comparado o número de veículos para cada agente de cada município, a cidade de Cotia mostrou-se no que se diz gerenciamento de trânsito pelos seus agentes está na contramão do crescimento da cidade, com a frota de 171.807 veículos e cerca de 5.369 veículo para cada agente, ficando atrás de Barueri que tem o melhor equalizador entre o número de veículos, com a frota de 221.033 e 1.105 veículos para cada agente, e ficando a frente de Osasco que também se mostrou não estar de acordo com os números e referências dadas pelo manual de municipalização de trânsito, com a frota de 469.252 e 6.174 veículos para cada agente, com isso a tendência é que a cidade de Cotia possa ter o tráfego de veículos mal gerenciado a curto prazo. (Referência dos dados é de Dezembro de 2023)


É fundamental que os gestores públicos da cidade de Cotia reconheçam a importância estratégica dos agentes de trânsito no contexto da verticalização da cidade e invistam na formação, capacitação e valorização desses profissionais. Somente com uma atuação efetiva e proativa dos agentes de trânsito será possível garantir uma mobilidade urbana sustentável, segura e eficiente para todos os cidadãos, tanto no presente quanto no futuro.

FONTE: Ministério da infraestrutura e Portal da transparência dos municípios citados

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Segurança viária - Reinaldo Souza

Segurança viária - Reinaldo Souza

Blog/coluna O colunista Reinaldo Souza é Agente Municipal de trânsito na cidade de Cotia, Formado em gestão pública, Membro da comissão PCD da OAB Cotia, Representante Estadual da categoria dos Agentes de Trânsito pela AGTBRASIL, palestrante, estudioso da matéria trânsito.
Insta: reinaldorey38
Face: https://www.facebook.com/profile.php?id=100054614884724
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados