26/07/2024 às 11h44 - atualizada em 26/07/2024 às 12h28
Redação
COTIA / SP
A 74 dias das eleições municipais de 2024, uma pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Superior
Eleitoral (TSE) revelou que a disputa pela prefeitura de Embu das Artes (SP) está acirrada. O cenário é de empate técnico entre Hugo Prado (Republicanos), com 37,50%, e Rosângela Santos (PT), que aparece com 31,75% das intenções de voto.
Registrada sob o número (06076/2024), a pesquisa tem margem de erro de 4,9%, ou seja, os dois candidatos estão empatados a essa altura da corrida eleitoral e prometem uma corrida voto a voto entre os mais de 200 mil eleitores da cidade.
O levantamento ainda mostra que 14,00% dos eleitores estão indecisos e 14,50% não votariam em nenhum dos candidatos apresentados. Antônio Cavalcante, pré-candidato pelo PRB, soma 2,25%. A pesquisa tem confiabilidade de 95%.
Diante desse cenário, Rosângela Santos surge como a grande possibilidade de ser a primeira mulher a ocupar o posto de prefeita do município. Ela é a candidata que possui menor rejeição entre os postulantes, demonstrando, inclusive, maior margem de crescimento sobre os oponentes.
Rosângela foi a mulher mais votada do PT no estado de SP em 2020, e em 2022 teve mais de 37 mil votos para deputada federal. O desempenho a colocou como um forte elo entre Embu das Artes e o governo federal, com acesso a interlocutores e nomes fortes do governo Lula.
Os números e a construção política feita pelo grupo de Rosângela a colocam como o grande nome para bater de frente com o grupo que comanda atualmente Embu das Artes. A ex-vereadora está sem mandato desde 2020. Hugo Prado é o atual vice-prefeito da cidade, mas seu nome tem apresentado resistência nas pesquisas e uma dificuldade de ligá-lo ao atual prefeito.
Rosângela foi vereadora em Embu das Artes entre 2017 e 2020, sendo eleita como a mais votada para o legislativo municipal. Seu principal oponente nesta corrida, Hugo Prado, também foi vereador na mesma época e na oportunidade traçaram duras batalhas, dentre elas sobre a Taxa do Lixo e o Aumento do IPTU, ambos defendidos pelo candidato da situação e que, posteriormente, foram derrubadas na Justiça pelo trabalho liderado por Rosângela.
As eleições municipais estão marcadas para 6 de outubro deste ano. Até lá, a disputa em Embu das Artes certamente ganhará novos contornos e emoções.
0 comentários
Há 2 dias
Alexandre Frota inicia seu mandato recusando carro e combustível da Câmara MunicipalHá 1 semana
Criminosos se passam por deputado estadual para aplicar golpesHá 1 semana
Carmônio aposta em diálogo e produtividade à frente da CâmaraHá 1 semana
IPTU 2025 já disponível no site e continua congelado pelo 4º ano consecutivo em JandiraHá 1 semana
Câmara fecha 2024 com 160 projetos aprovados