Matéria exclusiva mostra como será a disputa pela prefeitura de Santana de Parnaíba
Com a proximidade das eleições municipais em Santana de Parnaíba, a cidade se prepara para mais um intenso período de debates e disputas políticas. Este ano, os candidatos trazem consigo um misto de continuidade e renovação, cada um com sua própria narrativa e visão para o futuro da cidade.
Vamos conhecer um pouco mais sobre os nomes que disputam a prefeitura e suas trajetórias que prometem transformar Santana de Parnaíba nos próximos anos.
Elvis Cezar (Republicanos)
Em entrevista realizada pelo Jornal Giro SA no dia 25/07/2024, o candidato a prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, conhecido por sua forte presença e habilidade política, ainda é amplamente visto como a “principal” figura de liderança na cidade, mesmo após deixar “oficialmente” o cargo. Durante a entrevista, ele foi chamado três vezes de "Prefeito", o que revela a influência que ele ainda exerce.
Vereador Vicentão (MDB)
Vereador de longa data e candidato a vice-prefeito na chapa de Elvis Cezar, enfrenta críticas. Anteriormente membro do grupo político de Silvio Peccioli, Vicentão mudou sua aliança para o grupo de Elvis Cezar. Apesar de seus 28 anos de vida pública, sua habilidade em leitura básica foi questionada, levantando dúvidas sobre sua eficácia como legislador. A trajetória política de Vicentão, marcada por lealdades variáveis, suscita desconfiança entre os eleitores sobre sua coerência e comprometimento.
Leandro Monteiro (PL)
O Partido Liberal (PL), liderado por Leandro Monteiro, realizou sua convenção partidária em 27/07/2024, apresentando 18 candidatos e oficializando sua candidatura à prefeitura. Com o slogan "o partido da mudança", Leandro Monteiro enfatizou a necessidade de renovação em todos os setores e descartou qualquer possibilidade de coligação com outros partidos.
Professora Balbina (PL)
Maria Balbina Vieira da Silva, candidata a vice-prefeita de Leandro Monteiro, é uma figura nova no cenário político de Santana de Parnaíba, atua na área da educação há mais de 35 anos, e não possui vínculos políticos anteriores.
Professor Aristides (PT)
A troca de candidatos no PT também exemplifica a instabilidade da oposição. Inicialmente, Professora Rose foi indicada como pré-candidata, mas posteriormente foi substituída pelo Professor Aristides, após uma briga interna decorrente da suspensão do partido, quando o presidente deixou de prestar contas em 2020. Professor Aristides foi prefeito de Santana de Parnaíba de 1993 a 1996, também possui histórico político em Cajamar, entretanto, perdeu diversas eleições subsequentes em Santana de Parnaíba.
Lorenzo Ferrari (PT)
Lorenzo Ferrari, candidato a vice-prefeito na chapa de Professor Aristides, é morador há 8 anos do bairro Ingaí e já atuou como representante do CONDEMAS e da Cultura. Formado em Engenharia, ele trabalhou na área de TI antes de se aposentar e, atualmente, enfrenta uma batalha contra o câncer. Lorenzo não possui histórico de vínculos políticos anteriores, sendo uma nova figura no cenário político de Santana de Parnaíba.
Silvinho Filho (PSD)
Silvinho Filho, outro nome de destaque na oposição, foi criticado por sua falta de postura combativa. Quando Elvis Cezar era vereador da oposição, ele protagonizou grandes embates na câmara, um legado que nenhum atual oposicionista conseguiu igualar. Observamos que o Vereador Silvinho Filho estava mais focado em concluir seu mestrado do que em representar efetivamente o povo, o que reforça ainda mais a percepção de uma oposição desarticulada e pouco comprometida com o confronto direto.
Danilo Ferraresi (PSD)
Danilo Ferraresi, candidato a vice-prefeito de Silvinho Filho, é médico e foi ex-diretor do Hospital Santa Ana, cargo que assumiu por indicação de Elvis Cezar. Além disso, Ferraresi também foi servidor da prefeitura de Santana de Parnaíba, com dois vínculos, mas acabou sendo demitido por perseguições políticas após ter se candidatado a prefeito em 2020, quando recebeu 12.514 votos e competiu contra Marcos Tonho.
Magno Mori (PSB)
Magno Mori, irmão do famoso Pedro Mori, é outra figura que não pode ser ignorada. Na eleição de 2020, ele foi vice-prefeito de Silvio Peccioli. Parece que sempre que Pedro Mori não pode concorrer, ele enfia seu irmão nas paradas. Nesta eleição, a grande dúvida é: qual será o papel de Magno Mori neste drama político? Será ele mais um peão no jogo de poder familiar?
Erika Macedo (PSB)
Erika Macedo Brahin é assistente social e candidata a vice-prefeita na chapa de Magno Mori. Residente do bairro São Pedro, ela tem uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público e à comunidade. Érica já atuou como conselheira tutelar, onde trabalhou na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, e também é pastora de igreja, exercendo um papel de liderança e apoio espiritual.
Entre o Show do Elvis e o Drama da Oposição
E assim seguimos com o teatro político de Santana de Parnaíba. De um lado, temos Elvis Cezar, que mesmo “fora do cargo”, ainda comanda a cena como um maestro. Do outro, a oposição fragmentada, que mal consegue decidir quem deve ser o próximo a perder as eleições. Com candidatos que variam de figuras totalmente desconhecidas a veteranos com históricos duvidosos, a escolha dos eleitores parece ser entre a influência inabalável e a desarticulação cômica.
No fim das contas, a verdadeira pergunta é: será que algum desses candidatos realmente representa a mudança que tanto prometem, ou estamos apenas assistindo a mais um episódio do mesmo drama político de sempre? Que tal refletir sobre isso na próxima vez que for às urnas? Afinal, na política de Santana de Parnaíba, a única certeza é a incerteza
FONTE: Raquel Töian - MTB 0092516/SP
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.