Quinta, 25 de junho de 2026
11 98940-4126
Cotia

28/02/2025 às 22h35 - atualizada em 03/03/2025 às 12h49

Redação

COTIA / SP

Negligência e Descaso no Hospital Regional de Cotia: A Urgência por Mudança
Negligência e Descaso no Hospital Regional de Cotia: A Urgência por Mudança
Negligência e Descaso no Hospital Regional de Cotia: A Urgência por Mudança

Casos preocupantes de negligência no Hospital Regional de Cotia, administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Seconci-SP. Relatos de infecções generalizadas, partos malsucedidos resultando em óbitos neonatais e cirurgias com resultados negativos causam grande preocupação.


O depoimento de um paciente 


"Além dos desafios enfrentados no atendimento de emergência, pude ver que diversos pacientes internados relatam episódios de negligência, agravando ainda mais a crise no hospital. A todo momento, ouvi reclamações sobre a demora excessiva na administração de medicamentos, a falta de acompanhamento adequado e o descaso por parte da equipe. Pacientes passando muito mal ficavam horas sem atendimento. Infelizmente, enquanto estive internada e me encontrava em um estado delicado, presenciei vários óbitos. Isso foi desesperador e demonstra como o serviço é precário.


Enquanto estive internada para passar por uma segunda cirurgia  necessária para corrigir problemas causados pela primeira , sofri com diversas complicações, como infecções e obstruções intestinais. Conversei com pacientes e seus familiares e percebi que muitos acreditam que o maior problema está na gestão da OS Seconci-SP, responsável pela administração do hospital. Para eles e para mim também, a solução para as falhas recorrentes seria a substituição dessa organização, já que a transição da administração municipal para a estadual não trouxe as melhorias esperadas.


Sinto um grande sentimento de indignação, pois, apesar das denúncias e das queixas formais, as mudanças estruturais que poderiam garantir um atendimento digno ainda não aconteceram.


O descontentamento se intensifica diante da sensação de abandono e da falta de transparência na gestão da unidade. Como parte desta realidade, peço por providências urgentes, temendo que a situação se agrave ainda mais caso medidas concretas não sejam tomadas." (Paciente M.L.S.S)


A responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde 


O governo do estado desempenha um papel importante na organização e gestão do hospital de Cotia junto à (OSS) Seconci-SP e deve garantir que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade e digno. A estrutura hospitalar envolve planejamento estratégico, alocação de recursos, contratação de profissionais de saúde em quantidade suficiente para atendimento e implementação de protocolos que assegurem eficiência no atendimento. A Secretaria Estadual de SP  tem a responsabilidade de fiscalizar com rigor essa OS para que mais tragédias não aconteça nesse hospital.


Nota: Segue abaixo a resposta do Hospital de Cotia, enviada aatravés da Assessoria de Imprensa da Secretária Estadual da Saúde


O Hospital Regional de Cotia (HRC) informa que a paciente C.A.C. passou por procedimento cirúrgico, que foi conduzido por equipes de ginecologia e cirurgia geral. Após um mês e meio, a paciente apresentou uma complicação sem relação com o procedimento. Seguindo os protocolos médicos, foi realizada uma nova abordagem para a resolução do quadro, dentro do esperado para situações similares.

O Serviço de Atendimento ao Usuário do HRC entrará em contato com a paciente para viabilizar o agendamento de uma reunião com a equipe médica na próxima semana a fim de esclarecer quaisquer dúvidas e garantir o suporte necessário.

O HRC tem como princípio a prestação de um atendimento de qualidade e humanizado, fundamentado nas melhores práticas assistenciais. Para isso, são implementados ciclos contínuos de melhoria, visando aprimorar a segurança e a eficiência dos serviços prestados. O HRC se dedica ao acolhimento e atendimento de manifestações externas com atenção e profissionalismo, buscando garantir a melhor experiência possível a pacientes e familiares.

Desde 2012, o HRC possui a certificação de Excelência concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta sua dedicação aos mais altos padrões de qualidade e segurança no atendimento. Em 2022, sob gestão do Seconci-SP, o hospital foi reconhecido como o 11º Melhor Hospital Público do Brasil pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Instituto Ética Saúde (IES) e a própria ONA.

Ainda, o HRC participa ativamente de iniciativas de Qualidade e Segurança em parceria com o PROADI-SUS, reforçando sua missão de oferecer assistência hospitalar de excelência.

FONTE: Reportagem Local e Depoimentos

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

2 comentários

Nilson

  ·  Cotia Caramba. Meu pai esteve internado lá a poucos dias atrás e graças a Deus foi bem atendido. Eu particularmente só lamento o fato do PS estar fechado. Mas todas as vezes que utilizei fomos bem atendidos. Bom sim averiguar. Afinal isso não pode ocorrer... Em 28/02/2025 ás 22h24

Sandra Alves

  ·  Cotia Uma conhecida perdeu o bebê pq ficaram tentando parto normal um bebê perfeito só precisava de uma cesariana. Ela é o marido disse ter visto coisas horríveis lá. Em 28/02/2025 ás 08h56
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados