28/02/2025 às 22h35 - atualizada em 03/03/2025 às 12h49
Redação
COTIA / SP
Casos preocupantes de negligência no Hospital Regional de Cotia, administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Seconci-SP. Relatos de infecções generalizadas, partos malsucedidos resultando em óbitos neonatais e cirurgias com resultados negativos causam grande preocupação.
O depoimento de um paciente
"Além dos desafios enfrentados no atendimento de emergência, pude ver que diversos pacientes internados relatam episódios de negligência, agravando ainda mais a crise no hospital. A todo momento, ouvi reclamações sobre a demora excessiva na administração de medicamentos, a falta de acompanhamento adequado e o descaso por parte da equipe. Pacientes passando muito mal ficavam horas sem atendimento. Infelizmente, enquanto estive internada e me encontrava em um estado delicado, presenciei vários óbitos. Isso foi desesperador e demonstra como o serviço é precário.
Enquanto estive internada para passar por uma segunda cirurgia necessária para corrigir problemas causados pela primeira , sofri com diversas complicações, como infecções e obstruções intestinais. Conversei com pacientes e seus familiares e percebi que muitos acreditam que o maior problema está na gestão da OS Seconci-SP, responsável pela administração do hospital. Para eles e para mim também, a solução para as falhas recorrentes seria a substituição dessa organização, já que a transição da administração municipal para a estadual não trouxe as melhorias esperadas.
Sinto um grande sentimento de indignação, pois, apesar das denúncias e das queixas formais, as mudanças estruturais que poderiam garantir um atendimento digno ainda não aconteceram.
O descontentamento se intensifica diante da sensação de abandono e da falta de transparência na gestão da unidade. Como parte desta realidade, peço por providências urgentes, temendo que a situação se agrave ainda mais caso medidas concretas não sejam tomadas." (Paciente M.L.S.S)
A responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde
O governo do estado desempenha um papel importante na organização e gestão do hospital de Cotia junto à (OSS) Seconci-SP e deve garantir que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade e digno. A estrutura hospitalar envolve planejamento estratégico, alocação de recursos, contratação de profissionais de saúde em quantidade suficiente para atendimento e implementação de protocolos que assegurem eficiência no atendimento. A Secretaria Estadual de SP tem a responsabilidade de fiscalizar com rigor essa OS para que mais tragédias não aconteça nesse hospital.
Nota: Segue abaixo a resposta do Hospital de Cotia, enviada aatravés da Assessoria de Imprensa da Secretária Estadual da Saúde
FONTE: Reportagem Local e Depoimentos
2 comentários
Nilson
· Cotia Caramba. Meu pai esteve internado lá a poucos dias atrás e graças a Deus foi bem atendido. Eu particularmente só lamento o fato do PS estar fechado. Mas todas as vezes que utilizei fomos bem atendidos. Bom sim averiguar. Afinal isso não pode ocorrer... Em 28/02/2025 ás 22h24Sandra Alves
· Cotia Uma conhecida perdeu o bebê pq ficaram tentando parto normal um bebê perfeito só precisava de uma cesariana. Ela é o marido disse ter visto coisas horríveis lá. Em 28/02/2025 ás 08h56Há 13 horas
No aniversário de Michael Jackson Suhai Music Hall recebe o maior espetáculo em homenagem ao rei do popHá 3 dias
Suhai Music Hall anuncia programação com grandes shows internacionais e opções para todos os públicosHá 6 dias
Pronto-Socorro Infantil de Cotia inaugura Brinquedoteca Lorenzo Militão Chaluppe e amplia atendimento humanizado às criançasHá 6 dias
Márcio Maranata pretende buscar uma cadeira de deputado na eleição deste anoHá 7 dias
Prefeitura de Santana de Parnaíba é obrigada a liberar serviços públicos sem condicionamento ao cadastro municipal