10/04/2025 às 12h07 - atualizada em 10/04/2025 às 12h24
Redação
COTIA / SP
Na manhã desta quarta-feira (9/04/25), a Prefeitura de Cotia realizou a entrega das novas viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM). Na mesma ocasião, a administração municipal anunciou que o sistema Smart Cotia e a Muralha Digital estão 100% implantados, ampliando a capacidade de resposta à criminalidade e na identificação de pessoas procuradas e de veículos objetos de roubos, furtos e outros.
A entrega foi feita pelo prefeito Welington Formiga, ao lado do secretário de Segurança Pública, GC Fabrício Dourado. “Tínhamos 15 viaturas rodando e estamos entregando 44 novas. Este é um momento histórico, porque a segurança está em alta”, disse Formiga. O prefeito destacou medidas que foram tomadas desde o início de sua gestão: “Implantamos o Smart Cotia, a Muralha Digital, entregamos os coletes balísticos aos guardas, conseguimos a aprovação na Câmara do projeto de revisão do plano de carreira da GCM e a promoção de todos os Guardas, demos andamento ao processo de contratação de novos guardas porque não podemos admitir a criminalidade com estava em Cotia”, completou.
A nova frota da GCM é composta por veículos Duster, Jeep Commander, Motocicletas CB 500X, Frontier 4×4 cabine dupla, HB 20 e bases móveis. Também foram entregues Saveiros para o Departamento de Sinalização Viária, da Secretaria de Transportes e Mobilidade e veículos administrativos de algumas secretarias.
O sistema Smart Cotia e a Muralha Digital estão implantados. Por meio do Smart Cotia, todos os totens de videomonitoramento de Cotia, inclusive os equipamentos em frente às escolas municipais, contam com sistema de reconhecimento facial. A Muralha Digital, por sua vez, garante a leitura e identificação da placa de todos os veículos que passarem pelos equipamentos e pelos radares de controle de velocidade.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, GC Fabrício Dourado, a Prefeitura lançará um chamamento público para que bolsões, residenciais, condomínios, comércios e empresas possam integra os seus sistemas de monitoramento à central da Guarda Civil. “Desta forma, vamos ter condições de monitorar toda a cidade com muita eficiência para diminuirmos a criminalidade”, disse o secretário.
Participaram da entrega das viaturas: o vice-prefeito e Secretário de Obras e Infraestrutura, Paulinho Lenha; o comandante da GCM, inspetor Fernando Fragoso; a subcomandante, Isabel Casaçola; os vereadores Marcinho Prates, Peka Santos, Marcelinho Lenha, Silvio Cabral, Celso Itiki, Yago Bezerra e demais secretários municipais
0 comentários
Há 7 horas
Sandami lança “Toda Calma Nessa Hora”, canção autoral inédita que celebra a força do pensamento e as crenças popularesHá 2 dias
Tafarel deixa Cotia Prev com carta emocionada de despedidaHá 3 dias
Barueri promove oficina gratuita sobre inovação nas empresasHá 3 dias
Pronto-Socorro do Jardim Graziela é inaugurado para atendimento 24 horas durante obrasHá 3 dias
Saúde Animal chega ao Jardim Paulista neste sábado (17)