Quinta, 09 de abril de 2020
11998400996
Geral

21/03/2020 às 15h46 - atualizada em 21/03/2020 às 15h51

Redação

COTIA / SP

Por que o saldo de mortes pelo novo coronavírus é tão alto na Itália?
A Itália registrou nesta sexta (20) mais 627 mortes pelo novo coronavírus, a maior alta diária desde o início da pandemia. O número de vítimas de Covid-19 no país chegou a 4.032.
Por que o saldo de mortes pelo novo coronavírus é tão alto na Itália?

O recorde mundial de mortes pelo novo coronavírus da Itália, o primeiro foco europeu da pandemia, está ligado a vários fatores: idade média da população, organização de saúde e método de contagem dos contaminados e falecidos, aponta cientistas. Com população envelhecida o coronavírus, que afeta mais seriamente os idosos ou pessoas com outras patologias, mata os mais doentes da Itália, o país com mais idosos no mundo depois do Japão. Segundo o balanço oficial, a Itália tem 47.000 infectados pelo coronavírus e pouco mais de 4.000 mortes, o que dá uma taxa de mortalidade de casos em torno de 8,5%.


"Encontramos uma mortalidade consideravelmente maior em países com populações mais velhas em relação aos países mais jovens", disse o demógrafo e professor de saúde pública Jennifer Downd. Em seu trabalho publicado no site do Fórum Econômico Mundial, a pesquisadora da Universidade de Oxford apontou uma "poderosa interação entre demografia e mortalidade por Covid-19". Downd ressalta que as medidas de distanciamento social projetadas para conter a transmissão de vírus devem considerar "a composição da população por idade, contextos locais e nacionais e os laços sociais entre gerações". Para combater a pandemia, ele sugere, portanto, garantir "que o vírus não entre em contato com pessoas mais velhas, para as quais pode facilmente ser fatal".


Na Itália, "a família numerosa é um dos pilares da sociedade em que os avós vão pegar os netos na escola, cuidar deles, talvez fazer compras para os filhos de 30 a 40 anos, expondo-se perigosamente ao contágio". Por France Presse

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados