Quinta, 12 de junho de 2025
1194054-5353
Santana de Parnaíba

16/05/2025 às 13h41

Redação

COTIA / SP

Assalto à casa do ex-prefeito expõe falhas na segurança pública de Santana de Parnaíba
Assalto à casa do ex-prefeito expõe falhas na segurança pública de Santana de Parnaíba
Assalto à casa do ex-prefeito expõe falhas na segurança pública de Santana de Parnaíba
Na manhã de ontem, 15 de maio, a casa do ex-prefeito de Santana de Parnaíba, Silvio Roberto Cavalcanti Peccioli, foi invadida por criminosos. O imóvel, localizado praticamente no centro da cidade — entre o Fórum e a Delegacia da Mulher — foi palco de momentos de tensão e medo. Os bandidos fizeram reféns os filhos e uma sobrinha do ex-prefeito, em plena luz do dia, sem que qualquer ação preventiva impedisse a ousadia do crime.

O caso evidencia, de forma clara, a fragilidade da segurança pública municipal, contrastando diretamente com o slogan da atual gestão: "a cidade mais segura do Estado de São Paulo". A realidade nas ruas mostra que, infelizmente, segurança por aqui virou apenas peça de marketing institucional.

Indignado, o ex-vereador e ex-candidato a prefeito Silvinho Filho publicou um vídeo nas redes sociais protestando contra o assalto à residência de seu pai. No entanto, a indignação seletiva gera questionamentos pertinentes. Silvinho Filho foi vereador por quatro anos, durante esse período, o que ele fez de concreto pela segurança pública da cidade? Onde estavam suas denúncias, cobranças e propostas quando a Guarda Municipal sofria com viaturas sucateadas, falta de estrutura e abandono?

Pior ainda: os próprios guardas municipais sequer tiveram o apoio do então vereador na luta por um plano de carreira digno. Foi preciso que um guarda acionasse o Ministério Público para que houvesse algum tipo de cobrança. Nem mesmo diante da desvalorização profissional daqueles que arriscam a vida para proteger a cidade, houve posicionamento firme ou compromisso político por parte de Silvinho Filho.

Agora, depois de deixar a Câmara, Silvinho Filho conseguiu eleger dois vereadores pela oposição. Um já aderiu ao grupo do atual prefeito e o outro segue sem uma atuação firme, sem fiscalizar, sem cobrar. Até quando esse ciclo de omissão e conveniência política vai continuar? Será que, depois desse assalto, Silvinho Filho e seu grupo político finalmente tomarão uma atitude real? Ou mais uma vez tudo será tratado com silêncio e esquecimento?

Reclamar da segurança é fácil. Difícil é ter coragem para enfrentar o problema quando se tem mandato e poder. O povo de Santana de Parnaíba já está cansado de discursos indignados que só aparecem quando o problema atinge os de cima. Segurança pública exige responsabilidade, ação e compromisso com a coletividade — não vídeos revoltados quando a tragédia atinge o quintal de casa.

 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados