31/05/2025 às 13h57 - atualizada em 01/06/2025 às 14h39
Redação
COTIA / SP
Passados seis meses desde que assumiram os cargos, muitos prefeitos eleitos nas últimas eleições municipais no estado de São Paulo, ainda não conseguiram atender às expectativas da população. As promessas de campanha seguem, em grande parte, só no imaginário, e a avaliação dos eleitores já começa a refletir nas pesquisas para os candidatos a deputados estaduais, federais, governadores, presidente com impaciência e frustração, .
Segundo levantamentos recentes de institutos de pesquisa locais, a aprovação das gestões caiu em comparação aos primeiros meses de outros mandatos que terminaram com alta rejeição. As principais críticas recaem sobre a lentidão na execução de obras, a falta de melhorias nos serviços públicos essenciais e a percepção da população, é que esses prefeitos eleitos viraram influência de TIK TOK, produzem muitos vídeos e zero conclusão de promessas eleitorais.
“Esperávamos mudanças mais rápidas, principalmente na saúde. As unidades continuam lotadas e faltam médicos”, reclama Maria Oliveira, moradora da zona norte da cidade. Já para o comerciante João Batista, a situação das ruas e estradas piorou. “Tem buraco para todo lado, e nenhuma sinalização de que vão resolver fora mato para todo lado”, afirma.
Especialistas apontam que, embora os primeiros meses de mandato sejam marcados por transições e reorganizações administrativas, a falta de planejamento prático e de comunicação clara tem contribuído para o desgaste da imagem dos gestores.
“Os prefeitos precisam alinhar promessas com ações concretas. Caso contrário, a confiança da população se perde rapidamente”, avalia o cientista político Ricardo Menezes.
Diante desse cenário, cresce a pressão sobre os prefeitos para que apresentem resultados mais palpáveis nos próximos meses. Caso contrário, além da queda na aprovação, muitos podem enfrentar dificuldades políticas e administrativas que comprometerão o restante do mandato.
Barueri vem se destacando nos 6 primeiros meses do novo governo
Nos primeiros seis meses da nova gestão municipal, diferente de outras cidades Barueri tem se destacado por avanços significativos em áreas essenciais como saúde, segurança e educação. A administração tem investido em melhorias na infraestrutura dos serviços públicos, ampliando o atendimento médico, reforçando o efetivo policial e promovendo ações para a valorização da rede de ensino.
Na saúde, a abertura de novas unidades de atendimento e a ampliação de programas preventivos têm sido bem recebidas pela população. Na segurança, o aumento do patrulhamento e o uso de tecnologia contribuíram para a redução de índices de criminalidade. Já na educação, reformas em escolas e a capacitação de professores têm sido prioridade.
Enquanto isso, as questões políticas internas permanecem nos bastidores. A movimentação nos bastidores políticos indica que há articulações e negociações em curso, mas sem grandes confrontos públicos até momento.
0 comentários
Há 2 horas
Em inauguração de obra com Governo do Estado em Barueri, prefeito Beto Piteri pede recursos para piscinão do Maria HelenaHá 3 horas
Projeto de Sérgio Folha quer suspender novas aprovações de loteamentos por 2 anosHá 2 dias
No aniversário de Michael Jackson Suhai Music Hall recebe o maior espetáculo em homenagem ao rei do popHá 5 dias
Suhai Music Hall anuncia programação com grandes shows internacionais e opções para todos os públicosHá 1 semana
Pronto-Socorro Infantil de Cotia inaugura Brinquedoteca Lorenzo Militão Chaluppe e amplia atendimento humanizado às crianças