Sábado, 19 de julho de 2025
1194054-5353
Cidades

11/06/2025 às 21h45 - atualizada em 11/06/2025 às 21h47

Redação

COTIA / SP

Carreta da mamografia atende mais de 500 mulheres em 10 dias de ação
Atendimento encerrado no último sábado resultou em 5 pacientes encaminhadas para investigação diagnóstica
Carreta da mamografia atende mais de 500 mulheres em 10 dias de ação

Foi um sucesso a permanência da Carreta da Mamografia em Itapevi, por meio do Programa Mulheres de Peito, do Governo no Estado. A carreta ficou estacionada por 10 dias no Ginásio de Esportes e atendeu 534 mulheres, até o último sábado (7). Destas, cinco pacientes foram encaminhadas para a realização de mais exames para investigação diagnóstica.


“Esta parceria foi muito importante porque, com certeza, o exame fez diferença para estas mulheres, já que o diagnóstico rápido e preciso é fundamental para a cura do câncer de mama”, explicou o prefeito Marcos Godoy, o Teco (Podemos), que solicitou a vinda da carreta ao governo do estado.


As imagens dos exames foram entregues às pacientes na hora e os laudos ficaram prontos em 48 horas. A mamografia permite a geração de imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais iniciais da doença, como alterações e tumores mamários muito pequenos. Com a detecção precoce, as chances de cura do câncer de mama são de aproximadamente 90%.


Mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame, independentemente de ter ou não histórico de câncer na família. Em Itapevi, a população dessa faixa etária pode fazer a mamografia em qualquer época do ano. Para isso, basta procurar a unidade de saúde mais próxima.


Sintomas


Alterações físicas e sintomas, como secreção do mamilo, dor, desconforto ou vermelhidão nas mamas podem ser indicativos da doença.  Na maioria das vezes, o câncer de mama se manifesta como um nódulo, que pode ser percebido ao palpar a mama e axilas, ou pode ser detectado nos exames de imagem (mamografia e ultrassonografia mamária). 


Tratamento


Após a confirmação do diagnóstico de câncer de mama, são necessários exames adicionais para determinar a extensão da doença. A sequência do tratamento do câncer de mama é individualizada, variando de acordo com as características de cada paciente.


Foto: Helder Lins/PMI

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados