Terça, 14 de julho de 2020
11998400996
Geral

29/03/2020 às 20h22 - atualizada em 29/03/2020 às 20h28

Redação

COTIA / SP

Para reduzir efeitos do Covid-19, governo autoriza emissão de cartão de crédito
O objetivo é facilitar o acesso ao crédito; especialistas elogiam a medida, mas ressaltam que ela pode ser não efetiva neste momento de crise
Para reduzir efeitos do Covid-19, governo autoriza emissão de cartão de crédito

O Conselho Monetário Nacional ( CMN ) autorizou  na última quinta-feira que fintechs de crédito passem a emitir cartões de crédito.


Especialistas ouvidos pelo GLOBO elogiaram a medida por possibilitar o aumento da concorrência do setor, mas ressaltam que ela pode não ser efetiva para o momento de crise.


O Banco Central ( BC ) argumentou que as fintechs têm a capacidade de atingir mais pessoas, com mais capilaridade, e podem atender “segmentos com reduzido histórico de crédito no país”, como micro e pequenos empresários.


Facilitando o acesso ao crédito, o BC espera que a medida possa contribuir para reduzir os efeitos da pandemia de coronavírus na economia brasileira.


Segundo o economista e especialista em bancos da Austin Rating, Luis Santacreu, a medida representa uma continuidade da agenda do Banco Central de estimular a entrada de fintechs no sistema financeiro.


- O Banco Central quer que as fintechs continuem funcionando, e ao mesmo tempo quer que elas venham a participar da questão da liquidez do sistema, de você fazer o crédito chegar a pequenas e médias empresas e pessoas físicas - disse.


Santacreu ressalta que em um momento de crise, os bancos podem restringir o acesso ao crédito e o BC tenta facilitar o fluxo de crédito por meio de medidas como essa. No entanto, ele afirma que outras ações são necessárias para evitar que os recursos fiquem presos nos bancos.


Fonte IG Econômia

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados