04/08/2025 às 01h01 - atualizada em 04/08/2025 às 19h01
Redação
COTIA / SP
Neste domingo (3), ocorreu a primeira manifestação popular contra a instalação do pedágio no km 37 da Rodovia Raposo Tavares, na entrada do bairro Mirante da Mata, em Cotia (SP).
O ato, totalmente pacífico, contou com a presença de moradores, lideranças locais e autoridades políticas, como os vereadores de Cotia Marcelinho Lenha, Marcinho Prates, Serginho, Eduardo Nascimento, Pekka, Rafael Dantas, Dr. Silvio Cabral, além de Roberta Macieira (de Vargem Grande Paulista) e o vice-prefeito de Cotia, Paulinho Lenha.
Ao final da manifestação, a Polícia Militar recebeu autorização para dispersar os manifestantes utilizando bombas de gás lacrimogêneo — mesmo com a maioria do público sendo composta por crianças, idosos e famílias da região.
De forma inesperada, a PM invadiu o bairro com viaturas, lançando bombas em diversas direções, o que forçou moradores a evacuarem suas casas devido ao forte efeito do gás.
A ação foi amplamente criticada e considerada por muitos como abuso de autoridade por parte da Polícia Militar sob o comando do governador Tarcísio de Freitas.
Após o confronto, o vereador Dr. Silvio Cabral e o ex-vereador Toninho Kalunga foram até a delegacia acompanhar a situação de alguns jovens que haviam sido detidos para averiguação.
Segundo os organizadores do ato, novas manifestações já estão sendo planejadas em diferentes pontos da Rodovia Raposo Tavares. Apesar da repressão, os líderes avaliaram o ato como positivo e representativo da indignação da população local. Esse pedágio no km 37 será de concessão da CCR Sorocaba mas outro trecho de Cotia até a capital será da Ecovias.
FONTE: Reportagem local
0 comentários
Há 11 horas
No aniversário de Michael Jackson Suhai Music Hall recebe o maior espetáculo em homenagem ao rei do popoHá 3 dias
Suhai Music Hall anuncia programação com grandes shows internacionais e opções para todos os públicosHá 6 dias
Pronto-Socorro Infantil de Cotia inaugura Brinquedoteca Lorenzo Militão Chaluppe e amplia atendimento humanizado às criançasHá 6 dias
Márcio Maranata pretende buscar uma cadeira de deputado na eleição deste anoHá 6 dias
Prefeitura de Santana de Parnaíba é obrigada a liberar serviços públicos sem condicionamento ao cadastro municipal