Quarta, 24 de junho de 2026
11 98940-4126
Cotia

04/08/2025 às 01h01 - atualizada em 04/08/2025 às 19h01

Redação

COTIA / SP

Após manifestação pacífica contra pedágio em Cotia PM transforma local em praça de guerra
Ato no km 37 da Rodovia Raposo Tavares reuniu moradores, vereadores e lideranças locais; presença da PM surpreendeu e terminou em repressão com bombas e gás lacrimogêneo
Após manifestação pacífica contra pedágio em Cotia PM transforma local em praça de guerra
Mirante da Mata virou praça de guerra após chegada da PM

Neste domingo (3), ocorreu a primeira manifestação popular contra a instalação do pedágio no km 37 da Rodovia Raposo Tavares, na entrada do bairro Mirante da Mata, em Cotia (SP).


O ato, totalmente pacífico, contou com a presença de moradores, lideranças locais e autoridades políticas, como os vereadores de Cotia Marcelinho Lenha, Marcinho Prates, Serginho, Eduardo Nascimento, Pekka, Rafael Dantas, Dr. Silvio Cabral, além de Roberta Macieira (de Vargem Grande Paulista) e o vice-prefeito de Cotia, Paulinho Lenha.


Ao final da manifestação, a Polícia Militar recebeu autorização para dispersar os manifestantes utilizando bombas de gás lacrimogêneo — mesmo com a maioria do público sendo composta por crianças, idosos e famílias da região.


De forma inesperada, a PM invadiu o bairro com viaturas, lançando bombas em diversas direções, o que forçou moradores a evacuarem suas casas devido ao forte efeito do gás.


A ação foi amplamente criticada e considerada por muitos como abuso de autoridade por parte da Polícia Militar sob o comando do governador Tarcísio de Freitas.


Após o confronto, o vereador Dr. Silvio Cabral e o ex-vereador Toninho Kalunga foram até a delegacia acompanhar a situação de alguns jovens que haviam sido detidos para averiguação.


Segundo os organizadores do ato, novas manifestações já estão sendo planejadas em diferentes pontos da Rodovia Raposo Tavares. Apesar da repressão, os líderes avaliaram o ato como positivo e representativo da indignação da população local. Esse pedágio no km 37 será de concessão da CCR Sorocaba mas outro trecho de Cotia até a capital será da Ecovias.


 


 

FONTE: Reportagem local

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados