Quinta, 02 de dezembro de 2021
ZAP 94054-5353
Música e Discos

08/06/2021 às 00h13 - atualizada em 08/06/2021 às 01h20

Redação

COTIA / SP

Em 1981 Journey lançava o álbum Escape que foi um marco na história da banda
Escape foi o quinto álbum mais vendido do mundo em 1981 e alcançou o primeiro lugar na Billboard 200 naquele ano, tendo já vendido mais de 9 milhões de cópias só nos EUA.
Em 1981  Journey lançava o álbum Escape que foi um marco na história da banda

Escape, do Journey, álbum que estudaremos hoje aqui no Roadie Metal Cronologia. Concebido quando a banda já decolava alto rumo ao estrelato graças aos sucessos de Infinity, Evolution e Departure, Escape sacramentou de vez a posição do Journey como uma das principais formações musicais do Rock oitentista, sendo considerado até hoje o álbum mais bem sucedido comercialmente da história da banda e dona do maior hit do grupo, Don’t Stop Believin’. As publicações Kerrang! e Classic Rock, em dois momentos distintos de suas histórias, chegaram ao ponto de considerar Escape como o mais importante álbum da história do AOR.


Após a turnê de Departure, o tecladista Gregg Rolie deixou a banda e levou consigo alguns dos últimos resquícios do som prog setentista que o Journey seguia naquela década. Seu substituto, Jonathan Cain, egresso do The Babys, trouxe para o lugar influências da música pop da época, que era alicerçada no Synthpop. Com sua contribuição, o Journey arquitetou no com maior precisão sua sonoridade “Rádio/Arena” durante a produção de Escape, álbum que foi gravado no Fantasy Studio, na Califórnia, entre abril e junho de 1981 e lançado no dia 17 de julho do mesmo ano via Columbia Records.


Don’t Stop Believin’, o maior hit da história do Journey, tanto que você pode ouvi-la em qualquer programa de rádio especializado em flashback, é o cartão de visitas de Escape. As linhas vocais e o timbre marcante do carismático Steve Perry agarram qualquer fã do velho Rock de Arena pelas bitacas e o prendem até que o álbum se finde após quase 44 minutos. Baladas como Who’s Cryin’ Now (que ótima interação entre teclados e baixo), Still They RideMother, Father (pesada e séria) e Open Arms (esta um outro grande hit da banda) são grandes exemplos da capacidade criativa do Journey no que se refere a criar ótimas e grudentas músicas.


O Journey continuou surfando no ápice de sua popularidade nas rádios e nas arenas nos anos seguintes durante os anos 80 até a saída de Steve Perry em 1987. Todavia, o tamanho do sucesso de Escape jamais foi atingido novamente. Amanhã, aqui mesmo no Roadie Metal Cronologia, você poderá conferir como o Journey ainda se manteve relevante naquele período da história com o lançamento de Frontiers em 1983.


Escape – Journey


Data de lançamento:


17 de julho de 1981


Tracklist:
01. Don’t Stop Believin’
02. Stone In Love
03. Who’s Crying Now
04. Keep On Runnin
05. Still They Ride
06. Escape
07. Lay It Down
08. Dead Or Alive
09. Mother, Father
10. Open Arms


Line-up:
Steve Perry – vocais
Neil Schon – guitarras, vocais de apoio
Jonathan Cain – teclados, guitarras, vocais de apoio
Ross Valory – contrabaixo, vocais de apoio
Steve Smith – bateria, vocais de apoio

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados