domingo, 18 de agosto de 2019
11998400996
Barueri

27/07/2019 às 17h29

Redação

COTIA / SP

Saúde de Barueri realiza ofensiva contra o sarampo
Na próxima semana, segunda e terça-feira (dias 29 e 30), a mesma ação será realizada no Terminal Rodoferroviário do Jardim Silveira.
Saúde de Barueri realiza ofensiva contra o sarampo
Saúde de Barueri realiza ofensiva contra o sarampo

No último sábado (dia 20), a Secretaria de Saúde de Barueri, por meio da Vigilância em Saúde, realizou o dia D de Vacinação contra o sarampo. As 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e postos volantes abriram as portas para vacinar o público prioritário, conforme determina o Ministério da Saúde: pessoas de 15 a 29 anos. Só no dia D foram imunizadas 5.058 pessoas.


A cidade tem realizado uma verdadeira ofensiva contra o sarampo, especialmente com a baixa procura da população pela vacina. A Vigilância em Saúde tem ido buscar o público por meio de ações de imunização na Estação CPTM de Barueri, das 17h às 19h30, desde segunda-feira (dia 22), onde devem continuar até quarta (dia 24). Só no primeiro dia, em apenas duas horas, a equipe vacinou 500 pessoas no local.


Além disso, os profissionais de saúde irão imunizar, também na próxima semana, os alunos de todas as unidades do Instituto Técnico de Barueri (ITB) e da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) na faixa etária preconizada.


O município não está medindo esforços na luta contra a doença. Ações mirando caminhoneiros e outros públicos também estão sendo planejadas pela Secretaria de Saúde. A intenção é criar uma barreira contra o sarampo, que possui transmissão rápida e pode até matar.


UBSs seguem vacinando


A vacina contra o sarampo continua sendo ofertada nas 18 UBSs da cidade durante seus horários de funcionamento. Caso a pessoa não esteja com a caderneta vacinal atualizada para sarampo ou não tiver como comprovar que tomou todas as doses, deve procurar o serviço também, mesmo não sendo da faixa etária indicada.


É considerado vacinado o indivíduo que comprovar o recebimento de duas doses de vacina com o componente sarampo. Quem puder comprovar as doses conforme o preconizado para sua faixa etária não precisa mais receber o imunobiológico. A vacina não é recomendada a gestantes e a imunodeprimidos: pacientes oncológicos ou em tratamento contra a leucemia.


Bloqueios eficientes


Até o momento Barueri possui 13 casos confirmados de sarampo em munícipes. Das 42 notificações, nove foram descartadas e 20 estão em investigação. No caso do sarampo, o bloqueio é realizado já na notificação, uma vez que se a imunização for feita até 72 horas, as chances de contágio diminuem consideravelmente.


A Vigilância em Saúde tem se empenhado bastante nos bloqueios, que consistem na vacinação da pessoa com suspeita de sarampo, toda sua família e, dependendo do caso, até no local de trabalho também. Só nos bloqueios já foram aplicadas 3.047 imunobiológicos.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados