Quinta, 25 de junho de 2026
11 98940-4126
Barueri

12/04/2022 às 01h31 - atualizada em 13/04/2022 às 13h22

Redação

COTIA / SP

André Alexandre novo presidente estadual da Unegro
Eleito novo Presidente estadual da Unegro no congresso de ontem dia 09/04
André Alexandre  novo presidente  estadual da Unegro

No congresso da Unegro estadual foi eleito presidente estadual da Unegro André Alexandre com várias autoridades presentes.


O novo presidente promete fazer um mandato autuante no combate ao racismo e a desigualdade social A União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) é uma entidade nacional suprapartidária, fundada em 14 de julho de 1988, em Salvador, na Bahia. E atua firmemente na luta contra o racismo, sexismo, homofobia, intolerância e racismo religioso, e todas as suas formas correlatas de manifestação, pela luta de classes.


saiba um pouco mais sobre a Unegro


Seu principal objetivo é de construir consciência de classe, identidade, pertencimento de valores históricos da população negra e do povo brasileiro, bem como a defesa de direitos em acesso e oportunidade, e assim poder transformar um povo escravizado em construtores de uma nova nação, essa que se constitui a segunda maior população negra do mundo, o Brasil.


A Unegro nasce em um momento histórico de nosso país – abertura, redemocratização e Constituinte. Momento do fim da bipolaridade, de resgate do equilíbrio político, econômico, militar e da hegemonia do avanço técnico-científico global. A queda do Muro de Berlim simbolizou a vitória triunfante do capitalismo no mundo, o fortalecimento da ideologia neoliberal e o avanço do imperialismo. E com todo esse cenário, ainda assim a UNEGRO, com a integridade de uma entidade fundada por comunistas, construiu com amplitude e radicalidade um programa altamente avançado, de cunho classista e abertamente marxista.


Quem é o novo Presidente da UNEGRO de São Paulo?


André Alexandre da Silva, libriano, pai de dez filhos, tem cincos netos, filho de Dona Maria Lucia da Silva, mãe solo, empregada doméstica, é da Freguesia do Ó, bairro negro tradicional da zona oeste de São Paulo, radicado em Barueri, antes passou a adolescência e o início da fase adulta na favela de Arapuá, em Osasco. Foi fundador e Presidente da Liga das Escolas de Samba de Barueri responsável pela volta do Carnaval na cidade após 17 anos de paralização determinada pela Prefeitura. Preside o PCdoB e a UNEGRO de Barueri, onde atende, através de iniciativas sociais voluntárias, 200 famílias por mês. É ambientalista, sambistas, umbandista. Filho de Xangô e apaixonado pelo Seu Zé. Atualmente atua na área da cultura, levando ao município os principais shows abertos ao público. Assume a Presidência da UNEGRO para aproximar mais a Entidade das comunidades e espaços de vivências negra e manter a luta política contra o racismo que sempre caracterizou a UNEGRO.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados