Sábado, 25 de junho de 2022
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Cotia

25/05/2022 às 16h57

Reinaldo Souza

Cotia / SP

Maio Amarelo: empresas respondem as perguntas mais frequentes sobre segurança no trânsito
Veja a resposta para as sete perguntas mais frequentes nas redes sociais sobre segurança no trânsito.
Maio Amarelo: empresas respondem as perguntas mais frequentes sobre segurança no trânsito
Imagem retirada da internet

Embora dirigir seja uma tarefa diária para boa parte da população brasileira, muitos condutores ainda não sabem sobre seus direitos e deveres no trânsito e nem mesmo sobre questões básicas do dia a dia, o que pode causar acidentes.


De acordo com dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito – Renaest, somente em 2021, foram mais de 878 mil acidentes no Brasil, que conta com uma frota ativa de mais de 73 milhões de veículos.


Diante deste cenário e incentivando as ações de conscientização neste Maio Amarelo, o projeto Zul+, plataforma criada para ser a melhor companhia para quem dirige, e a Turbi, empresa de tecnologia de locação de veículos 100% digital, responderam as sete perguntas mais frequentes nas redes sociais sobre segurança no trânsito.


1 – Dirigir devagar demais pode causar acidentes?


Sim, dirigir devagar demais pode ser tão perigoso quanto andar em alta velocidade. Andar em velocidade inferior à metade da velocidade máxima permitida é uma infração média, com multa de R$130,16 e soma de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Ou seja, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), se a velocidade máxima é de 80 km/h, o condutor não pode dirigir a menos de 40 km/h, pois será considerado que está retardando ou obstruindo o trânsito, a não ser que esteja na faixa da direita, enfrentando condições adversas de tráfego ou meteorológicas.


Nos casos de chuva ou neblina, o motorista não só pode como deve andar mais devagar. Se for necessário reduzir a velocidade, use as faixas da direita e deixe as da esquerda para quem está indo mais rápido.


2 – Qual é a melhor forma de ajustar os retrovisores?


Antes de ajustar os retrovisores do carro, comece regulando o banco do motorista para achar a posição mais confortável. Depois disso, abra a visão dos retrovisores ao máximo e vá fechando o ângulo deles até que uma parte da traseira do carro apareça no reflexo.


Se aparecer uma parte muito grande da lateral do carro é porque você está aumentando o chamado ponto cego e também o risco de acidentes. Já o retrovisor interno precisa refletir a maior área possível do vidro traseiro. Evite colocar no tampo do porta-malas objetos que atrapalhem a visão, como sacolas ou bolsas.


O melhor é que não seja necessário ficar mexendo a cabeça ou o corpo para conseguir enxergar os reflexos. Uma curiosidade é que hoje os carros têm espelhos diferentes: o do lado esquerdo do motorista tem lente plana e o do lado do passageiro, geralmente, é convexo ou biconvexo, que amplia a imagem refletida, e assim, os objetos refletidos também parecem estar mais perto.


3 – Como funciona a preferência nas rotatórias?


O CTB estabelece que a preferência é sempre de quem já está trafegando na rotatória. A exceção é se houver sinalização indicando a preferência em algum dos sentidos. Se houver um pedestre, a preferência é sempre dele.


4 – Como devem ser feitas as ultrapassagens?


Quanto às ultrapassagens, elas devem ser feitas sempre pela esquerda. Quem ultrapassa pela direita, inclusive, comete uma infração média, com multa prevista de R$130,16 e quatro pontos na CNH. Existe uma exceção, caso o carro da esquerda esteja sinalizando que entrará em uma garagem, por exemplo.


O importante é entender o que é considerado uma ultrapassagem no CTB. Basicamente, é o movimento de mudar de faixa para ultrapassar um carro em menor velocidade e retornar à faixa de origem. Não dar passagem pela esquerda, quando solicitado, também é infração média, com a mesma multa de R$130,16 e quatro pontos na carteira.


Essa regra é válida mesmo se o carro de trás estiver acima da velocidade permitida.


5 – Na estrada, qual deve ser a distância mínima a manter do carro da frente?


O CTB não estabelece uma distância mínima, mas andar muito próximo ao carro da frente é uma infração grave, com multa de R$195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação. Uma das perguntas frequentes sobre o trânsito é sobre esse assunto. Para saber qual é a melhor distância do carro da frente, imagine a possibilidade de um condutor frear de repente na sua frente. Quanto tempo você precisará para frear também?


Para isso, é preciso levar em consideração vários fatores como a velocidade do automóvel, o peso do veículo, o tipo do freio, além das condições da via. Portanto, o mais seguro é manter a distância de um carro a cada 20 km por hora. Por exemplo, se o motorista está a 60 km/h são três carros de distância do motorista da frente. Uma outra dica é a chamada regra dos dois segundos: escolha um ponto fixo à beira da via ou da estrada e comece a contar pausadamente quando o veículo da frente passar por ele até que você também chegue nesse ponto. Se esse tempo for de dois segundos ou mais, a distância é segura.


6 – Quais são os cuidados ao dirigir na neblina?


O primeiro é desacelerar e diminuir para uma velocidade que deixe o condutor mais seguro. Além disso, aumentar a distância entre o carro que está à frente é fundamental. Caso seja preciso, saia das faixas da esquerda que são as mais rápidas.


O motorista pode se guiar também pelas faixas pintadas no asfalto, mas sem deixar de prestar atenção a quem está à sua frente, como um carro desacelerando, por exemplo. Ligue os faróis baixos, e nunca use faróis altos, pois, o reflexo na neblina torna ainda mais difícil de enxergar. O pisca alerta também nunca deve ser ligado, a não ser por veículos parados. Se precisar parar, procure um posto de combustível ou outra alternativa, já que o acostamento não é seguro nesta situação.


É importante, ainda, manter a manutenção do carro e das palhetas do limpador de para-brisa em dia, e, também de fazer a regulagem dos faróis, verificar a luz de freio, pisca alerta, o bom estado dos pneus e dos freios. Não esqueça de manter a manutenção das palhetas do limpador de para-brisa.


7 – Por fim, quais cuidados deve-se ter ao dirigir em regiões com muita chuva e risco de alagamento?


Mais uma das perguntas frequentes sobre trânsito nas redes sociais é sobre chuva. Dirigir na chuva com segurança depende de uma série de ações que começam, inclusive, antes de enfrentar tempestades. Por exemplo, você deve ter os pneus e as palhetas do limpador de para-brisa em bom estado.


Na hora do temporal, reduza a velocidade, mantenha uma distância segura do carro da frente, acenda o farol baixo e evite freadas bruscas e curvas rápidas. Em caso de aquaplanagem, ou seja, quando o pneu do carro perde o contato com o solo devido à uma lâmina de água, não freie e nem mude de direção, segure firme no volante e tire o pé do acelerador até recuperar o controle.


Se perceber qualquer risco de alagamento, procure um lugar mais alto para esperar até a situação melhorar. Se a água já estiver passando do meio da roda, já não é mais seguro dirigir. Isso porque não é possível saber a profundidade ou se há buracos ou obstáculos na via. Mas se for obrigado a rodar nessas condições, acelere para manter a rotação do motor alta e não troque de marcha.


Também evite andar atrás de outros carros, principalmente ônibus e caminhões, já que eles provocam ondas muito grandes que podem piorar a situação. Considere a possibilidade de abandonar o carro, afinal a sua segurança é mais importante do que qualquer coisa.

FONTE: https://www.portaldotransito.com.br/noticias/maio-amarelo-empresas-respondem-as-perguntas-mais-frequentes-sobre-seguranca-no-transito/

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Blog/coluna O colunista Reinaldo Souza, agente municipal de trânsito a 10 anos na cidade de cotia, formado em gestão pública pela faculdade anhanguera, cursando transporte terrestre na Fatec Barueri, palestrante e especialista em trânsito.
diretor da AGTBRASIL (associação nacional dos agentes de trânsito do Brasil) em São Paulo.Membro da comissão da pessoa com deficiência da OAB Cotia a mais de 3 anos.

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