03/08/2022 às 11h15 - atualizada em 03/08/2022 às 11h13
Reinaldo Souza
Cotia / SP
TRÂNSITO DE COTIA APRESENTA AUMENTO DE 64% de ÓBITOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022
Embora a cidade de cotia venha estruturando suas vias, a fim de dar maior mobilidade ao munícipe, como consequência os acidentes fatais de trânsito vêm aumentando consideravelmente se comparado ao ano passado.
O Jornal Notícias da Região fez o levantamento dos dados nas vias municipais e rodovias que cortam o município, a pesquisa tem como fonte o sistema do INFOSIGA do governo do estadual que monitora os óbitos nas vias registradas em todo o estado. Esse levantamento comparou os óbitos na cidade de cotia de janeiro a junho de 2022 com o igual período do ano anterior.
O trânsito da cidade de cotia nos primeiros meses do ano de 2022 apresentou um aumento preocupante de 64% nos números de óbitos nas vias comparados aos meses de janeiro a junho de 2021, no ano passado a cidade apresentou 08 (oito) óbitos no trânsito e em 2022 já tivemos 18 (dezoito) mortes até o ultimo mês.
Nesse ano de 2022 notamos um aumento de 07 mortes por acidente de trânsito no município se comparado ao primeiro semestre de 2021, o trânsito de cotia já soma 18 óbitos até junho desse ano.
Os condutores mais vitimados segundo o site INFOFIGA são os motociclistas, porém essas mortes na sua maioria das vezes ocorrem após as vitimas serem socorridas, ou seja, durante os cuidados já nos hospitais, o site ainda informa que a faixa etária das mortes estão entre 25 a 29 anos.
O INFOSIGA ainda mostra que em único dia já foram registradas 39 mortes, dessas vidas ceifadas pelo trânsito da cidade, as vítimas na sua maioria são do sexo masculino.
O site também apontou óbitos de 9 pedestres, 6 envolvendo automóveis, 1 envolvendo bicicleta e 1 envolvendo caminhão.
É importante apontar que a maioria dos óbitos foram em vias de circunscrição estadual, que apresenta 58% dos óbitos se comparado com nas vias municipais que apresenta 26% das mortes.
Nas imagens dos gráficos apresentados no final dessa matéria vimos que um total de 58% dos óbitos são registrados nas rodovias que cortam o município, Rodovia Raposo Tavares e Rodovia Bunjiro Nakao e, cerca de 26% nas vias municipais, o gráfico também nos revela que devemos acender a luz de alerta para quem trafega de moto, pois o número de óbitos envolvendo motociclistas assusta, haja vista que já são 31 óbitos somados os anos de 2021 e 2022, o que também chama a atenção é a faixa etária das vítimas, que estão entre 25 e 29 anos.
Esses números só irão mudar com a conscientização dos usuários da via através de campanha educativas, infraestrutura e dispositivos que assegurem um tráfego seguro, garantindo assim a segurança viária a todos.
Para isso se faz necessário um empenho maior do poder público, população e instituições ligadas a formação de condutores.
#JUNTOS SALVAMOS VIDAS
FONTE: http://painelderesultados.infosiga.sp.gov.br/dados.web/ViewPage.do?name=obitos_publico&contextId=8a80809939587c0901395881fc2b0004
0 comentários
Segurança viária - Reinaldo Souza
Blog/coluna O colunista Reinaldo Souza é Agente Municipal de trânsito na cidade de Cotia, Formado em gestão pública, Membro da comissão PCD da OAB Cotia, Representante Estadual da categoria dos Agentes de Trânsito pela AGTBRASIL, palestrante, estudioso da matéria trânsito.Há 2 dias
Suhai Music Hall anuncia programação com grandes shows internacionais e opções para todos os públicosHá 5 dias
Pronto-Socorro Infantil de Cotia inaugura Brinquedoteca Lorenzo Militão Chaluppe e amplia atendimento humanizado às criançasHá 5 dias
Márcio Maranata pretende buscar uma cadeira de deputado na eleição deste anoHá 6 dias
Prefeitura de Santana de Parnaíba é obrigada a liberar serviços públicos sem condicionamento ao cadastro municipalHá 1 semana
Câmara Municipal celebra trajetória de Alexandre Frota com entrega de título honorário