Sábado, 27 de junho de 2026
11 98940-4126
Cidades

30/08/2023 às 00h00 - atualizada em 30/08/2023 às 23h28

Redação

COTIA / SP

Prefeito Igor Soares cria a indústria da multa em Itapevi
Taxa para quem não paga em 20 minutos o valor da hora é de R$30, sob pena de multa.
Prefeito Igor Soares cria a indústria da multa em Itapevi
Motoristas de Itapevi paga R$ 30,00 ou ganha uma multa

Moradores e frequentadores da região central de Itapevi têm reclamado da forma de cobrança da zona azul praticada atualmente. Circulam pelas redes sociais depoimentos sobre abusos e até coação aos motoristas que precisam estacionar.


A taxa cobrada em Itapevi atualmente é de R$ 3,00 por hora, superior a cidades vizinhas, em que os valores ficam entre R$ 2,00 e R$ 2.50. Caso o motorista não regularize e pague esse valor, após 20 minutos a taxa sobe para R$ 30,00, sob pena de multa se não houver a regularização.


A empresa responsável pelo contrato de cobrança da zona azul em Itapevi é a AssistPark, empresa que abriu filial em Itapevi em 2019 e cuja matriz fica em São Caetano do Sul. Consta como capital inicial o valor de R$ 1,9 milhão. O contrato não foi publicado no Portal Transparência.


Para o morador Celio Silva é difícil andar de carro no centro de Itapevi: “Estou gastando muito para andar no centro. Vou começar ir de Uber", afirma o morador. Já para José Augusto, que tem um comércio nesse perímetro, as vendas caíram 25%: "Meus clientes não vêm mais para essa parte do centro por causa da zona azul. Quem aguenta pagar R$ 30?”, conta o comerciante. 


Até moradores de outras cidades têm reclamado. Carlos Aguiar, morador de Jandira, teve que pagar os R$ 30,00. "Eu não sabia dessa pegadinha da zona azul. Tive que pagar esse valor absurdo, saiu caro e não volto mais", protesta.


Para o advogado especialista em trânsito, Dr. Alencar, cabe uma ação popular no Ministério Público para conhecer o teor desse contrato: “A Prefeitura e a empresa não podem agir dessa forma. É uma clara forma de coação contra a população que utiliza esse serviço. Quem se sentir lesado deverá procurar o MP e até o Procon”, aconselha.


Nota: Tentamos um contato com a prefeitura e com a empresa mas nenhuma delas retornou nosso contato.

FONTE: Reportagem Local

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados