15/09/2023 às 10h18 - atualizada em 18/09/2023 às 00h17
Renata Job
Cotia / SP
Já parou para pensar na fragilidade dos relacionamentos nos dias de hoje?As relações afetivas são caracterizadas por uma série de elementos que tornam a vivência amorosa um desafio constante. Incerteza, fragilidade e fluidez são alguns dos aspectos que permeiam os relacionamentos contemporâneos, resultando em uma condição complexa e instável.
Neste contexto o sociólogo e filósofo ZygmuntBauman em suaobra Amor Liquido, analisa de maneira perspicaz e crítica sobre as transformações dos relacionamentos amorosos, procurandocompreender as dinâmicas e os desafios na sociedade moderna.
Bauman nos alerta sobre a necessidade de repensar o amor e obter uma maior estabilidade e segurança emocional, em contraponto a busca incessante por prazeres superficiais e experiências fugazes.
A incerteza é uma das principais características das relações afetivas. Vivemos em uma era marcada pela constante mudança, com a tecnologia e a globalização reconfigurando a forma como nos relacionamos. A grande quantidade de opções disponíveis, tanto no mundo real quanto no virtual, traz a sensação de que sempre há algo melhor lá fora, tornando difícil tomar decisões definitivas e comprometer-se totalmente. Isso gera uma insegurança constante, tanto em relação ao parceiro quanto a nós mesmos.
Com a fluidez das conexões atuais, as relações se tornaram mais frágeis. Não é incomum ouvir histórias de relacionamentosque se desintegram facilmente diante das primeiras dificuldades ou insatisfações. A busca pelo prazer individual e a falta de paciência para enfrentar e superar desafios podem levar ao enfraquecimento dos laços afetivos. A fragilidade emocional e a falta de maturidade para lidar com os conflitos presentes em qualquer relacionamento contribuem para a inconstância das parcerias, o que pode trazer uma sensação de descarte e superficialidade.
Diferentemente de outros tempos, em que os laços emocionais eram vistos como mais estáveis e duradouros, hoje em dia a fluidez é um traço predominante. A ideia de que tudo é transitório, incluindo os relacionamentos, faz com que muitas pessoas evitem se apegar e estejam sempre prontas para buscar novas experiências.As interações não têm mais a mesma durabilidade, porque os indivíduos não se conectam, ou porque não querem se envolver ou porque dizem não ter tempo para se dedicar a alguém.E notamos, uma crescente insatisfaçãoporfalta de significado nos vínculos.
Diante desse panorama, se relacionar com alguém virou algo desafiador. É necessário um esforço constante de autoconhecimento, comunicação e compreensão para lidar com toda a dinâmica do convívio. É preciso desenvolver habilidades emocionais e criar conexões mais profundas e autênticas para enfrentar as adversidades e construir relações mais saudáveis e significativas.
Pequenas atitudes são transformadoras, temos que mostrar ao outro o quanto é importante em nossa vida. Esteja presente, escute, converse e principalmente seja sincero. As pessoas não podem ser trocadas e descartadas a qualquer momento. E nem o amor deve ser assim!
0 comentários
Variedades - Bem Estar - Renata Job
Blog/coluna Renata Job - escritora/cronista - graduada em Direito , especialista em gestão de pessoas e coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social do município de Cotia.Há 4 dias
Creatina: veja a lista de marcas reprovadas por impureza acima do permitidoHá 4 dias
É Oficial: Fabi Frota e Açaí 46 Zero Chegam com Tudo com Novo Lançamento em São PauloHá 5 dias
Jandira comemora 61 anos com o show da dupla João Bosco & ViníciusHá 6 dias
Diretoria de Ensino de Carapicuíba dá Show na Abertura Oficial dos Jogos Escolares do Estado de São PauloHá 1 semana
Feira da sustentabilidade reúne orgânicos e uma rica programação cultural em Santana de Parnaíba