20/10/2023 às 10h56
Renata Job
Cotia / SP
O câncer de mama é uma das doenças que mais afetam as mulheres ao redor do mundo. Apesar dos avanços na medicina, a prevenção continua sendo a chave para combater esse tipo doença. É essencial entender a importância da prevenção e adotar medidas para identificar precocemente possíveis sinais, garantindo um tratamento eficaz e aumentando as chances de cura.
A prevenção começa com a conscientização. É fundamental educar a sociedade sobre os riscos, sintomas e medidas preventivas para estimular a detecção precoce. A campanha do Outubro Rosa desempenha um papel importante nesse sentido ao promover informações sobre a doença e a importância dos exames regulares.
O autoexame das mamas é uma prática simples que todas as mulheres devem adotar. Ao conhecer o próprio corpo e identificar possíveis alterações, como nódulos ou mudanças de formato, cor ou textura, busque ajuda médica rapidamente. Dirija-se a UBS mais próxima, ou o seu médico de confiança.
Além do autoexame, é essencial realizar avaliações médicas regulares, como a mamografia. Esse diagnóstico permite uma visualização mais detalhada da mama, identificando possíveis sinais de câncer antes mesmo de a doença apresentar sintomas. A partir dos 40 anos, a recomendação é que as mulheres façam mamografias com uma frequência anual.
Uma das formas de prevenir é adotar hábitos de vida saudáveis, através de uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e atividades que contribuem para o bem-estar. É de extrema importância manter a saúde física e mental equilibrada, pois são práticas que auxiliam para a redução dos riscos de adoecer.
Apesar da existência de inúmeras campanhas a respeito, esse assunto ainda é tabu, talvez seja algo inconsciente, pelo medo e insegurança que essa doença causa. Eu particularmente, sou uma das pessoas que levanta todas as bandeiras a respeito, o acesso a informação e a prevenção são fundamentais para que as mulheres possam cuidar da sua saúde de forma ativa.
Mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama, especialmente em parentes de primeiro grau, devem ficar mais atentas. Este, por exemplo, é o meu caso. Minha mãe teve essa doença, passou por todos os procedimentos médicos e precisou fazer mastectomia, mas ainda assim não resistiu. Desde então, faço regularmente os exames preventivos.
Os cuidados com a saúde emocional também é de extrema importância, pois o diagnóstico e o tratamento dessa doença podem ser desafiadores e traumáticos. Por isso, é fundamental buscar suporte emocional, seja por meio de terapias individuais, grupos de apoio ou conversas com amigos e familiares. O apoio emocional fortalece a mulher e ajuda a enfrentar essa jornada com mais tranquilidade.
Juntas, essas ações podem contribuir para a redução da incidência e mortalidade desse tipo de câncer.
Cuide-se, a prevenção é o melhor caminho!
0 comentários
Variedades - Bem Estar - Renata Job
Blog/coluna Renata Job - escritora/cronista - graduada em Direito , especialista em gestão de pessoas e coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social do município de Cotia.Há 4 dias
Creatina: veja a lista de marcas reprovadas por impureza acima do permitidoHá 4 dias
É Oficial: Fabi Frota e Açaí 46 Zero Chegam com Tudo com Novo Lançamento em São PauloHá 5 dias
Jandira comemora 61 anos com o show da dupla João Bosco & ViníciusHá 6 dias
Diretoria de Ensino de Carapicuíba dá Show na Abertura Oficial dos Jogos Escolares do Estado de São PauloHá 1 semana
Feira da sustentabilidade reúne orgânicos e uma rica programação cultural em Santana de Parnaíba