09/07/2023 às 00h00 - atualizada em 12/07/2023 às 00h45
Reinaldo Souza
Cotia / SP
No último dia 20 de junho de 2023 foi sancionada pelo presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva a MPV (medida provisória) 1153/2022, que deu a origem a lei 14.599/2023 que tratava em seu caput a prorrogação da fiscalização do exame toxicológico, porém durante a contextualização dessa lei foram incluídas várias emendas que alteram o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Esta lei promoveu a 44ª alteração na lei 9.503 de 1997, que é o nosso código de trânsito e com isso modifica mais de 50 artigos da lei de trânsito brasileira, dentre as novidades também foram concedidas aos órgãos municipais de trânsito uma ampliação na fiscalização das infrações, infrações que antes eram de competência das polícias militares e dos Detrans passaram a ser concorrentes com os agentes municipais de trânsito e as guardas municipais.
Antes da lei 14.599/2023 os órgãos municipais de trânsito só poderiam atuar nas infrações de competência estadual mediante convenio o que também servia para que o estado pudesse autuar em infrações de competência municipal, entretanto agora essas infrações passaram a serem concorrentes entre essas esferas, exceto em alguns artigos que se restringe a cada órgão, vamos entender.
Os órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal (Detrans), por meio de seus agentes próprios ou por força de convênio com as Polícias Militares, passarão a ser responsáveis, privativamente, apenas pelas infrações:
Já os órgãos municipais terão competência privativa para as infrações:
Agora o tema Exame toxicológico, que motivou essa lei ficou da seguinte forma:
A Senatran deverá comunicar aos condutores, por meio do Sistema de Notificação Eletrônica, o vencimento do prazo para a realização do exame toxicológico com 30 (trinta) dias de antecedência, bem como as penalidades decorrentes da sua não realização. Os condutores das categorias C, D e deverão comprovar resultado negativo em exame toxicológico para a obtenção e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. E, para eles, passa a ser infração de trânsito dirigir qualquer veículo sem realizar o exame toxicológico. Antes a infração só ocorria se o condutor estivesse dirigindo veículos das categorias C, D ou E. Importante esclarecer que isso não quer dizer que será obrigatório o exame para condutores da categoria A e B. Ou seja, aquele condutor que não realizou o exame toxicológico (obrigatório apenas para categoria C, D ou E) flagrado dirigindo qualquer veículo de qualquer categoria de habilitação poderá receber a autuação.
Além disso, essa infração mantém o fator multiplicador da multa gravíssima em cinco vezes.
No entanto, foi acrescentado que, na reincidência em 12 meses, a multa será multiplicada por dez, com suspensão do direito de dirigir. No caso de não cumprimento, será infração quando o condutor dirigir veículo após o trigésimo dia do vencimento do prazo estabelecido
Outra mudança em relação ao exame toxicológico, é que a Lei cria uma nova infração: dirigir veículo tendo obtido resultado positivo no exame toxicológico. Essa infração será gravíssima, com multa de R$ 1.467,35. E, em caso de reincidência no período de até 12 meses, multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir.
A lei 14.599/2023, advinda da MPV 1153/2022 já está em vigor a partir de sua sanção, ou seja, seu efeito é imediato, então você condutor se for abordado por um agente de trânsito ou guarda municipal e solicitado a documentação do veículo e a habilitação por esse profissional, não se surpreenda, acate a ordem, pois, sua negativa a essa solicitação pode incorrer na seguinte infração conforme o CTB, é infração gravíssima recusar-se a entregar CNH/CRV/CRLV/outros documentos. A multa é de R$ 293.47.
Art. 238. Recusar-se a entregar à autoridade de trânsito ou a seus agentes, mediante recibo, os documentos de habilitação, de registro, de licenciamento de veículo e outros exigidos por lei, para averiguação de sua autenticidade:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa e apreensão do veículo;
Medida administrativa – remoção do veículo.
0 comentários
Segurança viária - Reinaldo Souza
Blog/coluna O colunista Reinaldo Souza é Agente Municipal de trânsito na cidade de Cotia, Formado em gestão pública, Membro da comissão PCD da OAB Cotia, Representante Estadual da categoria dos Agentes de Trânsito pela AGTBRASIL, palestrante, estudioso da matéria trânsito.Há 2 dias
Suhai Music Hall anuncia programação com grandes shows internacionais e opções para todos os públicosHá 5 dias
Pronto-Socorro Infantil de Cotia inaugura Brinquedoteca Lorenzo Militão Chaluppe e amplia atendimento humanizado às criançasHá 5 dias
Márcio Maranata pretende buscar uma cadeira de deputado na eleição deste anoHá 6 dias
Prefeitura de Santana de Parnaíba é obrigada a liberar serviços públicos sem condicionamento ao cadastro municipalHá 1 semana
Câmara Municipal celebra trajetória de Alexandre Frota com entrega de título honorário