22/12/2025 às 12h17
Renata Job
Cotia / SP
Durante as festas de fim de ano, minhas filhas e eu adoramos assistir a filmes natalinos. Passamos horas juntas, sempre assistindo a histórias que nos trazem mensagens inspiradoras e reflexões sobre a vida, os padrões que por vezes seguimos e, principalmente, sobre amor e solidariedade.
Recentemente, assistimos ao filme O Grinch, e ele nos traz uma reflexão que merece nossa atenção. Talvez ele nunca tenha odiado o Natal em si, mas sim a diferença entre o que as pessoas diziam e o que realmente praticavam.
Ele observava lá de cima, na sua montanha, uma cidade toda decorada, cheia de cantos e celebrações. Mas, na verdade, o que ele via? Pessoas consumindo sem parar, brigando por quem tinha a melhor decoração, estressadas com listas intermináveis de compras e cansadas de tantos compromissos sociais obrigatórios. Viu sorrisos forçados e gentilezas superficiais que desapareciam assim que os enfeites eram guardados em janeiro.
A hipocrisia dói especialmente quando parece estar carregada de virtude. É como ouvir alguém falar de amor ao próximo na ceia de Natal e, no dia seguinte, negar ajuda a alguém. É ver famílias reunidas não por um sentimento verdadeiro, mas por obrigação social, contando os minutos para voltar às suas rotinas de indiferença mútua.
E assim, o Grinch roubou o Natal! Roubou para mostrar um ponto importante, se as pessoas realmente valorizassem o espírito natalino, não precisariam de presentes, luzes ou grandes festas. E foi exatamente isso que a família Lou Lou Who (Família Quem) mostrou, quando, mesmo sem coisas materiais, se reuniram e cantaram juntos. Naquele momento, o Grinch não viu hipocrisia, mas sim sinceridade.
A verdadeira mudança acontece quando percebemos que o Natal não está nas vitrines, nas mesas cheias de guloseimas ou nos presentes caros. Está na coerência entre o que falamos e o que fazemos, na gentileza que vai além das datas especiais e no amor que não precisa de uma ocasião específica para aparecer.
Quem sabe todos temos um pouquinho de Grinch dentro de nós, não por maldade, mas por estarmos cansados da falsidade. E talvez a maior lição seja essa, o verdadeiro Natal acontece quando escolhemos, o ano todo, ser aquilo que às vezes fingimos ser só em dezembro.
Lembre-se...
O Grinch não odiava o Natal, ele odiava a hipocrisia das pessoas.
Renata Job
0 comentários
Variedades - Bem Estar - Renata Job
Blog/coluna Renata Job - escritora/cronista - graduada em Direito , especialista em gestão de pessoas e coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social do município de Cotia.Há 20 horas
No aniversário de Michael Jackson Suhai Music Hall recebe o maior espetáculo em homenagem ao rei do popHá 3 dias
Suhai Music Hall anuncia programação com grandes shows internacionais e opções para todos os públicosHá 6 dias
Pronto-Socorro Infantil de Cotia inaugura Brinquedoteca Lorenzo Militão Chaluppe e amplia atendimento humanizado às criançasHá 6 dias
Márcio Maranata pretende buscar uma cadeira de deputado na eleição deste anoHá 7 dias
Prefeitura de Santana de Parnaíba é obrigada a liberar serviços públicos sem condicionamento ao cadastro municipal