domingo, 15 de setembro de 2019
11998400996
Curiosidades

31/07/2019 às 22h50 - atualizada em 01/08/2019 às 00h28

Redação

COTIA / SP

Por que 96 milhões de bolas de plástico foram despejadas em um reservatório de Los Angeles?
Ficou curioso para saber por que esses itens esféricos foram adicionados à água? Então, vamos analisar essa questão mais a fundo!
Por que 96 milhões de bolas de plástico foram despejadas em um reservatório de Los Angeles?
Interessante

Em 2015, muitos moradores do estado americano da Califórnia ficaram surpresos quando descobriram que 96 milhões de pequenas bolas de plástico na cor preta estavam sendo despejadas no principal reservatório de água de Los Angeles. Embora isso possa soar como uma tentativa bizarra de quebra de recorde mundial ou uma produção de cena para algum filme, essas bolas de plástico que agora fazem parte do reservatório desempenham uma tarefa muito mais importante.


Ficou curioso para saber por que esses itens esféricos foram adicionados à água? Então, vamos analisar essa questão mais a fundo!


O que são essas bolas?


Em termos básicos, as chamadas shade balls (“bolas de sombra” em português) não são nada mais do que pequenas esferas escuras feitas de plástico. Parcialmente cheias de água, elas são capazes de flutuar na superfície de corpos d’água, como reservatórios e lagos. Inicialmente conhecidas como “bird balls”, essas bolas tinham como objetivo principal impedir que aves pousassem em lagoas ou lagos intoxicados por operações industriais, principalmente no ramo da mineração. No entanto, essas pequenas bolas de plástico logo passaram a ser usadas por várias outras razões, como explicaremos a seguir.


Em termos mais técnicos, as bolas de sombra são feitas de um polímero termoplástico conhecido como “polietileno de alta densidade”, que é basicamente o mesmo material usado para produzir garrafas e outros produtos plásticos de uso doméstico. Cada bola tem cerca de 10 centímetros de diâmetro e tem um peso que varia entre 240 a 260 gramas.


Durante o seu processo de fabricação, um conjunto de pigmentos de cor escura são adicionados a estas bolas, conferindo-lhes uma cor preta que serve para protegê-las das radiações ultravioletas do sol. O custo dessas esferas de plástico gira em torno de 36 centavos cada, mas espera-se que a sua utilização produza uma surpreendente economia de US $ 250 milhões para o Departamento de Água de Los Angeles.


Entre os seus diversos usos ambientais, a razão principal pela qual as bolas de sombra estão sendo usadas em Los Angeles tem a ver com o processo de retardar a evaporação da água. Embora estejam disponíveis em várias cores, as bolas de sombra na cor preta são as mais escolhidas, pois refletem a luz do sol que incide sobre elas (já que o preto é um excelente refletor de luz), retardando assim a evaporação da água em uma quantidade considerável.


Além de promover a redução dos níveis de evaporação, essas bolas também ajudam a impedir o crescimento de algas nos reservatórios e a diminuir os riscos de contaminação da água. Mas por incrível que pareça, estas bolas também podem ser usadas para evitar acidentes envolvendo aves e aeronaves em regiões aeroportuárias.


Vale destacar que muitos aeroportos contam com algum tipo de lagoa de drenagem ou uma bacia de retenção, que é basicamente um pequeno lago artificial com alguma vegetação e uma poça permanente de água. Basicamente, o excesso de água das chuvas em todo o aeroporto é direcionado para essa bacia, evitando o alagamento das pistas e a erosão. No entanto, essas lagoas também atraem pássaros e outros animais no ar, os quais apresentam riscos de colisão com as aeronaves.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados