12/08/2022 às 15h34
Reinaldo Souza
Cotia / SP
A lei aprovada em julho em Portugal permite que brasileiros dirijam com a CNH sem a necessidade de trocar para o documento de habilitação do referido país.
Brasileiros que precisarem dirigir em Portugal já podem usar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira sem que seja necessário fazer a troca para o documento de habilitação do referido país.
A lei foi aprovada no último dia 1º de julho, quando o Decreto n.º 46 de 2022 do governo português, permitiu a condução de veículos pelos detentores de títulos de condução emitidos não só no Brasil, mas, em Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE.
O antes e o agora
Até então, o Código de Estradas de Portugal estabelecia que para estar habilitado a dirigir legalmente em Portugal, era obrigatoriamente necessário trocar a CNH pelo documento equivalente, dentro de um prazo de até 90 dias, a contar da autorização de residência em território luso.
Agora, com as mudanças na legislação, a troca de documentação não é mais obrigatória, assim como a realização da prova prática de direção. Dessa forma, os brasileiros podem utilizar a CNH brasileira em Portugal.
De acordo com o Código de Estrada, motoristas flagrados dirigindo sem habilitação podem pegar prisão de até dois anos. Por isso, veja abaixo quem pode usufruir deste benefício.
O benefício é reservado aos condutores que se encaixam nos perfis abaixo:
FONTE: https://www.portaldotransito.com.br/noticias/cnh-brasileira-ja-pode-ser-usada-em-portugal/
0 comentários
Segurança viária - Reinaldo Souza
Blog/coluna O colunista Reinaldo Souza é Agente Municipal de trânsito na cidade de Cotia, Formado em gestão pública, Membro da comissão PCD da OAB Cotia, Representante Estadual da categoria dos Agentes de Trânsito pela AGTBRASIL, palestrante, estudioso da matéria trânsito.Há 4 dias
Comfortflex convida a viver um verão mais leve com nova coleção Primavera/VerãoHá 4 dias
Ramarim apresenta coleção Primavera/Verão inspirada na energia dos cenários tropicaisHá 1 semana
Centralização e falta de transparência mergulham Câmara de Itapevi em crise institucionalHá 1 semana
Prefeitura Premia cinco escolas que se destacaram em índice nacional de educaçãoHá 1 semana
Prefeitura de Cotia atua para atender bairros afetados pela greve de coletores